Conselho Estadual de Alimentação fiscaliza recursos e qualidade da merenda das escolas APP-Sindicato

Entre as principais atividades, a CEAE fiscaliza e acompanha a qualidade da alimentação escolar e a aplicação dos repasses do FNDE no Paraná

Foto:SEED /Arquivo AEN

Na última segunda-feira (2), o governo do Paraná nomeou novos membros para integrar o Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE) para o quadriênio 2021/2025. Entre os(as) conselheiros(as), estão representantes dos(as) Educadores(as), que atuam na linha de frente das escolas paranaenses. A APP-Sindicato enfatiza que é importante garantir uma alimentação escolar de qualidade, fortalecendo assim o vínculo com o estudante e comunidade escolar.

Instituído a partir do Decreto nº 5.429, de 23 de setembro de 2009, o CEAE fiscaliza e acompanha a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), além de acompanhar recursos, licitações e contratos firmados. No Paraná, cerca de 30% dos repasses do fundo são ainda direcionados para a agricultura familiar, a partir da parceria com cooperativas.

“Temos um trabalho consolidado junto às cooperativas, percorrendo o estado, fazendo reuniões e pautando o governo para fazer com que a alimentação das escolas melhore ainda mais no Paraná. A representação de Professores(as) e Funcionários(as) de Escola do último mandato atuou de maneira intensa para fazer a ampliação deste trabalho”, conta José Valdivino de Moraes, eleito como Secretário no Conselho.

O Funcionário de Escola, que também é secretário executivo da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (CNTE) e atua junto da APP-Sindicato, aponta que o Conselho deverá pautar estudos para verificar a qualidade da alimentação no estado e um estudo retroativo dos valores de alguns produtos, para averiguar o aumento dos valores e cobrar um aumento no repasse do FNDE.

“Nós, que atuamos na merenda escolar, compreendemos que é necessário fazer esse acompanhamento sistemático para pautar o governo do Estado, o FNDE e o governo Federal para que o valor repassado seja aumentado. Entendemos hoje que com os cortes que estão sendo feitos, a alimentação escolar também tem prejuízo. Não queremos reduzir a qualidade da alimentação escolar”, salienta José Valdivino de Moraes.

São titulares da representação de Professores(as) e Funcionários(as) de escola José Valdivino de Moraes, Eurígenes de Faria Bittencourt Filho e Veroni Salete Del’re. Como suplentes Nádia Aparecida Brixner, Simone Regina Checchi e Antonio Marcos Rodrigues Gonçalves.

A APP-Sindicato ressalta que a universalização da alimentação com qualidade, mais crianças e adolescentes optam por usufruir a merenda, garantindo assim uma alimentação balanceada.