Conselho Estadual da APP-Sindicato avalia conjuntura e calendário de lutas

Reunião debateu participação na greve e construção de calendário de atividades para os próximos meses

Reunião do Conselho Estadual da APP-Sindicato - Foto: APP-Sindicato

O Conselho Estadual da APP-Sindicato se reuniu nesta sexta-feira (9) em preparação para a assembleia estadual da categoria, convocada para este sábado(10). A atividade transcorreu durante todo o dia e reuniu a direção estadual e representantes dos(as) educadores(as) de todas as regiões do estado.

Os(as) conselheiros(as) debateram a conjuntura política e avaliaram a participação na greve unificada dos(as) servidores(as) públicos(as), iniciada no dia 25 de junho e suspensa pela categoria em assembleia realizada no dia 13 de julho.

“Durante os nossos debates, avaliamos que foi muito importante trabalhar com a greve unificada e que tivemos avanços. A retirada do PLC 04/2019, por exemplo, foi uma vitória central, pois se ele fosse votado e aprovado pelos deputados, não teria a possibilidade de qualquer debate sobre concurso público, avanços na carreira e a própria data-base”, comentou o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

Hermes também destacou o cancelamento da proposta da Secretaria da Educação de incluir prova e banca para a contratação de professores pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Conseguirmos barrar essa ideia absurda para uma forma de contrato tão precário e avançamos no debate de abertura de concurso público para todas as disciplinas”, afirmou, lembrando ainda que não haverá mudanças na eleição de diretores(as) de escolas.

Leia também
:: APP-Sindicato convoca categoria para assembleia estadual neste sábado (10)
:: PLC 04/2019 é oficialmente retirado da Assembleia Legislativa
:: Critérios para contratação de PSS estão mantidos
:: Fazer valer, fazer cumprir: Confira os principais pontos da greve dos(as) servidores(as)

O Conselho também apreciou propostas de atividades para serem realizadas de agosto a dezembro deste ano. O calendário será definido na assembleia estadual e prevê ações com base no eixos da defesa da educação pública e da agroecologia, aposentadoria e previdência pública, valorização do serviço público e defesa da gestão democrática nas escolas.

Dia do Funcionário(a)

Comemorado na última quarta-feira (7), o Dia do(a) Funcionário(a) de Escola foi lembrado durante a reunião. As homenagens contaram com discursos, bolo e parabéns. Os trabalhos do Conselho foram sediados no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Assembleia estadual

O início da assembleia estadual, neste sábado (10), está marcado para as 8h30 no Espaço Torres, sede social do Paraná Clube, localizado na Av. Presidente Kennedy, 2377, em Curitiba. Os(as) professores(as) e funcionários(as) das escolas públicas vão avaliar os encaminhamentos da greve unificada dos(as) servidores(as) públicos(as) e deliberar novas ações em busca do atendimento de todas as reivindicações da categoria.