Conselho Estadual da APP se reúne nesta sexta-feira (07), em Curitiba

Conselho Estadual da APP se reúne nesta sexta-feira (07), em Curitiba


Nesta manhã de sexta-feira (07), o Conselho Estadual da APP-Sindicato esteve reunido na sede da entidade, em Curitiba (PR), para apresentar a pauta que antecede à Assembleia deste sábado (08), que também será realizada na capital paranaense. Participaram representantes do Paraná dos 29 Núcleos Sindicais da APP.

A mesa formada pelos(as) dirigentes da APP iniciou o encontro com a prestação de contas da entidade, especificando cada gasto e destino utilizado das verbas.

Representando o Conselho Fiscal, a professora Tomiko Kiyoku, detalhou o trabalho mensal que envolveu 40 balanços, analisando individualmente cada Núcleo Sindical, Casas e Sede, afirmando que em 2016 não existiram maiores problemas e que qualquer dúvida pôde ser sanada diretamente. “Após os balancetes emitimos, o Conselho Fiscal conforme atribuição e reunião no dia 24 de fevereiro de 2017, confirmou o parecer  favorável”, destacou a conselheira.

A secretária de Finanças, professora Marlei Fernandes, destacou a apresentação anual das contas da APP com aprovação por unanimidade e também pelo Conselho Fiscal da entidade. “Isso garante a cada ano a transparência de todas as contas da APP, da Sede e dos 29 Núcleos Sindicais”, salientou a professora.

Na sequência, o secretário da Comunicação, Luiz Fernando Rodrigues, apresentou o novo portal da APP-Sindicato, que segue com a proposta de inovar e deixar mais prático o conteúdo. “O site está mais completo. Na próxima semana será disponibilizada uma ferramenta para que os próprios Núcleos insiram as notícias da sua região. Outros pontos ainda serão inseridos no site com o objetivo de facilitar os serviços aos sindicalizados”.

Mobilizações pela educação – Segundo Janeslei Albuquerque, da secretaria de Relações com os Movimentos Sociais da CUT, para o dia 28 de abril estão sendo construídas, junto com outras centrais, análises para seguir com questões que envolvem a retirada de direitos. “Em Curitiba, a partir do dia 01, teremos grandes atos contra o abuso judiciário, uma verdadeira festa da democracia. Construímos isso por grande parte da nossa vida. É uma reforma profunda do Estado – e temos a retomada do desmonte que vinha sendo feita nos anos 90. Momento de greve geral é de muita luta e resistência a longo prazo e temos que nos preparar. Temos que nos unificar e fortalecer a nossa unidade e organizações. Garantir o direito de cidadania da população brasileira”.

A reunião contou com um momento emocionante, de silêncio e aplausos, solicitado pelo presidente da APP, professor Hermes Leão, em respeito à memória dos(as) educadores(as) que por algum motivo tiveram as suas vidas interrompidas. Registro especial a todos(as) que contribuíram e continuam neste papel importante de dedicação para a qualidade da educação na rede pública.

Alimentação escolar  –  George Luiz Barbosa, do Conselho de Alimentação Escolar, enfatizou a delicadeza do tema. “Analisamos e reprovamos as contas por várias dificuldades que temos ao longo do tempo com o descaso do governo. Ocorre licitação e não somos chamados. Identificamos análise de preços erradas e pontos que contrariam a lei. Por isso, vamos entregar essa prestação de contas aos órgãos de controle também, pois os alunos estão ficando sem alimentação. Estamos questionando sobre o controle de qualidade e pedimos que todos denunciem as irregularidades nas suas escolas”.

Nesta semana, segundo informação da secretária Educacional, Walkiria Mazeto, será encaminhado aos Núcleos Sindicais alguns direcionamentos financeiros para auxiliar no suporte e viabilizar a participação de todos(as) os(as) companheiros(as) em eventos e mobilizações diversas. Outro ponto mencionado está relacionado com a continuidade do Programa de Formação, que será mantido com o mesmo formato, ficando para análise a proposta de calendário, que será iniciado com orientações previstas para o dia 29 de abril.

A APP recebeu um convite para participar em Genebra da delegação da Confederação Sindical de Trabalhadores(as) das Américas (CSA). Com entusiasmo e agradecimento pela indicação, a reunião do Conselho segue no período da tarde para análise da pauta e das mobilizações.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU