Conselho Estadual da APP aprofunda debates e aprova propostas que serão votadas na Assembleia Estadual Extraordinária

Conselho Estadual da APP aprofunda debates e aprova propostas que serão votadas na Assembleia Estadual Extraordinária

Educadores(as) debateram a campanha salarial 2025, o calendário de lutas e mobilizações e a execução da ação judicial do Piso Salarial, entre outros pontos

Educadores(as) da rede pública estadual participaram nessa sexta-feira (21) da reunião extraordinária do Conselho Estadual da APP. Cerca de 150 pessoas se reuniram o dia inteiro na sede da APP em Curitiba, aprofundando os debates feitos no Conselho anterior, realizado no dia 27 de janeiro. As propostas aprovadas neste Conselho serão apresentadas na Assembleia Estadual Extraordinária que acontece neste sábado (22), também em Curitiba.

Ao longo de toda a sexta-feira (21) os(as) educadores(as) debateram a campanha salarial 2025, o calendário de lutas e mobilizações, a execução da ação judicial do Piso Salarial, o referendo da indicação de representantes no Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e no Conselho de Administração da Paranaeducação. Também foram referendadas as deliberações do 14º Congresso Estadual da APP-Sindicato, realizado em julho do ano passado.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Melhores condições pedagógicas e de trabalho, revisão da carreira QFEB, pagamento do Piso e da Data-Base, zeramento até o final da gestão Ratinho Junior da dívida acumulada de 34%, equiparação dos salários de professores(as) e de outras carreiras do Estado e salário digno para aposentados(as) estão no centro da campanha salarial.

O Conselho Estadual deverá reunir-se ordinariamente uma vez por ano, antecedendo a Assembleia Estadual Ordinária e, extraordinariamente, sempre que determinar o Estatuto e a conjuntura.

Atribuições

O Conselho Estadual é uma das instâncias deliberativas da APP-Sindicato, assim como a Assembleia Estadual, a Conferência Estadual de Educação, Congresso Estadual. O Conselho deve se reunir ordinariamente uma vez por ano, antecedendo a Assembleia Estadual Ordinária e, extraordinariamente, sempre que determinar o Estatuto e a conjuntura.

Compõem o Conselho os integrantes da Diretoria Estadual, presidentes(as) dos Núcleos Sindicais Regionais, representantes da APP-Sindicato nas direções da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da FITE (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Educação), da CUT Nacional e da CUTPR (Central Única dos Trabalhadores); representantes da APP no Conselho Nacional de Entidades da CNTE e no Conselho do Magistério, no Conselho do Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e no Conselho Estadual da Alimentação Escolar, além do presidente(a) do Conselho Fiscal da APP.

Cabe ao Conselho Estadual propor, apreciar, acompanhar e avaliar campanhas diversas, inclusive as reivindicatórias; apreciar, avaliar e acompanhar as demais decisões políticas e administrativas da Diretoria Estadual;  apreciar, na forma do Estatuto da APP-Sindicato, o Regimento Único da APP-Sindicato; regulamentar os congressos e as eleições da APP-Sindicato;  propor à Assembleia Estadual a relação de candidatos(as) a representantes da APP junto a conselhos em que a APP-Sindicato tenha assento; manter, modificar, desmembrar, extinguir e criar Núcleos Sindicais; apreciar o parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço Financeiro e emitir parecer sobre o Balanço Patrimonial, o Relatório de Atividades Políticas e Sindicais e o Plano Anual de Aplicação Orçamentária.

Leia mais:

>> Conselho Estadual da APP define nova etapa da luta contra a privatização da escola pública no Paraná

>> 14º Congresso da APP reúne mais de 700 educadores(as) para planejar enfrentamento aos ataques contra a educação pública

 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU