Conselho de Direitos Humanos do Paraná pede suspensão do calendário escolar

Conselho de Direitos Humanos do Paraná pede suspensão do calendário escolar

Segundo o órgão, o EaD de Ratinho Jr e Renato Feder não leva em consideração a condição social de alunos(as) e dificulta a assimilação de conteúdo

Somos contra a EaD na educação pública, ela é excludente! - Foto: APP-Sindicato

O Conselho Permanente de Direitos Humanos (Coped) solicitou a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed) a suspensão e reorganização do ano letivo no Paraná. O conselho argumenta que o sistema de Educação a Distância (EaD) de Ratinho Jr e Renato Feder não funciona e exclui alunos(as) de baixa renda. A APP-Sindicato é uma das instituições que defende a suspensão do ano letivo e já moveu ações no Ministério Público Estadual (MP-PR), além de denunciar o modelo em veículos de comunicação.

Em nota enviada ao jornal Plural, o Conselho recomenda que espaços e ferramentas disponibilizados pelo governo do Estado para aulas não presenciais (EAD) sejam direcionados para revisão de conteúdo da série anterior à matriculada em 2020. O Coped propôs também a criação de um grupo de trabalho para debater medidas de enfrentamento ao covid-19 (Coroavírus) no sistema público de ensino. O grupo deve integrar representantes da Seed, Ministério Público (MPPR), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Associação dos Conselheiros Tutelares do Paraná (Actep), APP-Sindicato, União Paranaense de Estudantes Secundaristas (Upes) e os Conselhos de Direitos Humanos e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Cedca-PR).

O secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI e representante da APP-Sindicato no Coped, Professor Clau Lopes, enfatiza que o EaD não funciona como um método de aprendizado, mas sim como material de revisão de conteúdo.

“Os conteúdos escolares devem ser trabalhados como revisão apenas. E este período não pode ser avaliado como aprendizagem. Até porque a imensa maioria dos professores não considera o que está acontecendo como “aprendizagem”. Todo ensino-aprendizagem pressupõe uma interação professor-aluno, escola-sala de aula. Quando retornarmos, quando a pandemia tiver um fim, temos de garantir o direito à retomada dos conteúdos e a continuidade dos estudos de acordo com o novo planejamento curricular”, completa Clau Lopes.

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