Conselho da APP-Sindicato será eleito em assembleias regionais. Participe!

Conselho da APP-Sindicato será eleito em assembleias regionais. Participe!

Para se candidatar é necessário ser sindicalizado(a) por no mínimo 6 meses e pagar em dia a contribuição sindical

Etapa regional de Paranavaí do 13º Congresso da APP-Sindicato - Foto: APP-Sindicato / Divulgação

Iniciadas no dia 16 de outubro, as Assembleias Regionais da APP-Sindicato têm papel fundamental na eleição de novos(as) Representantes de Base, os quais auxiliam a propor, acompanhar e avaliar diversas campanhas do sindicato. Os conselheiros também exercem um papel importante na tomada de decisões da diretoria estadual. As Assembleias Regionais ocorrem em cada Núcleo Sindical da APP-Sindicato até o dia 16 de dezembro.

Conforme consta no Estatuto da APP-Sindicato, os(as) Representantes de Base do Núcleo Sindical serão eleitos(as) com mandatos de dois anos, sendo escolhidos na proporção de um(a) representante a cada quinhentos sindicalizados(as). Serão eleitos(as) mais representantes caso a sobra de sindicalizados(as) por NS seja mais de 50%, devendo ser eleitos(as) o mesmo número de suplentes.

“Além disso, o(a) presidente(a) de cada núcleo sindical da APP-Sindicato também é conselheiro(a) estadual, junto com representações da APP-Sindicato nos mais variados conselhos, como o Estadual da Educação e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb”, destaca o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

Ainda segundo o Estatuto, podem se candidatar os(as) sindicalizados(as) que, na data da realização das assembleias regionais de eleição, tiver no mínimo seis meses de inscrição sindical, além de estar em dia com a contribuição. Já para votar nas Assembleias Regionais, o(a) sindicalizado(a) deverá ter sido admitido(a) pelo menos trinta dias antes da sua realização e quites com a contribuição sindical.


::Confira as etapas regionais que já foram realizadas
::Acesse aqui o HotSite do 13º Congresso da APP-Sindicato
::Acesse o Estatuto da APP Sindicato aqui


O Presidente da APP-Sindicato, reafirma que é necessária a participação de todos(as), pois a escolha é importante para que as decisões do Sindicato sejam tomadas de acordo com os interesses da categoria. “Esta representação tem um papel muito importante para a avaliação das condições do trabalho em cada escola e região. Ela cumpre o papel também de ajudar a pensar e refletir as aprovações das mobilizações, lutas, campanhas que nós desenvolvemos na valorização de professores(as) e funcionários(as) de escola”.

Hermes Leão convoca todos(as) os(as) sindicalizados(as) para participar das Assembleias Regionais nos Núcleos Sindicais. “É muito importante para que possamos eleger pessoas com o compromisso com a categoria. Com nossos direitos de professores(as) e funcionários(as) de escola, mas também com o compromisso de lutar por uma escola pública de qualidade e que possa contribuir nessa reflexão, principalmente em períodos como este, em que temos governos que atacam e ameaçam com a redução de direitos conquistados com muita luta”.

MENU