Na próxima quinta-feira (17), às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, acontecerá a sessão solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós – 2019.
Neste ano, 26 candidatas foram indicadas para premiação. Entre elas a nossa saudosa professora Lirani Maria Franco foi indicada para receber in memorian a premiação.
A homenagem é concedida pela Câmara dos Deputados às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil.
A professora Lirani faleceu em fevereiro deste ano. Ela foi secretária estadual da Mulher Trabalhadora e dos Direitos da LGBTI da APP-Sindicato, diretora nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e integrante da coordenação estadual do movimento Marcha Mundial das Mulheres.
A indicação foi apresentada pelo deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), ex-prefeito de Fazenda Rio Grande (PR) na mesma época em que a professora Lirani exerceu mandato de vereadora naquele município. “A professora Lirani merece o prêmio por ter cumprido sua missão de maneira exemplar, deixando escrita sua história na educação paranaense”, justifica o parlamentar.
Veja as cinco mulheres eleitas em ordem alfabética:
CATARINA CECIN GAZELE – 8 votos
INDICAÇÃO: Dep. Felipe Rigoni (PSB/ES)
CRISTINA CASTRO LUCAS – 6 votos
INDICAÇÃO: Depª. Luísa Canziani (PTB/PR)
DULCINEIA DE OLIVEIRA – 7 votos
INDICAÇÃO: Dep. Mário Heringer (PDT/MG)
MARTA VIEIRA DA SILVA – 6 votos
INDICAÇÕES: Depª. Soraya Santos (PL/RJ) e Depª. Luizianne Lins (PT/CE)
SOLANGE BENTES JUREMA – 11 votos
INDICAÇÃO: DEPUTADA Depª. Tereza Nelma (PSDB/AL)
As demais indicadas receberão, posteriormente, certificado de indicação ao prêmio. A indicação foi mais uma mostra do intenso e belíssimo trabalho desenvolvido por Lirani. Sempre presente em nossas memórias e lutas: Lirani Franco, presente!
::Veja a biografia da professora Lirani Franco aqui