Enquanto mães e pais decidem o futuro do sindicato, as crianças fazem atividades educativas, recreativas e pedagógicas. O Congressinho, que acolheu as crianças durante o XII Congresso da APP-Sindicato, é um espaço de cuidado com os(as) filhos(as) de educadores(as) que participam dos debates do Congresso, permitindo, assim, que os(as) delegados possam se concentrar nos debates necessários para a construção democrática do sindicato. A assessora educacional da APP-Sindicato, Maria Rosa, foi uma das organizadoras do Congressinho e conta como ele funciona. “A gente faz o possível para que as crianças entendam o que os pais e mães estão fazendo no Congresso. Procuramos fazer as atividades correlacionadas ao tema em debate.
Produção de textos, oficinas de cartazes, maquetes, desenhos, atividades de jogos e brincadeiras fazem parte da programação do Congressinho, que conta com a ajuda de ótimos monitores”, aponta.
A secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT, Elizamara Goulart Araújo, explica que esse espaço para as crianças também existe em outras atividades da APP-Sindicato, justamente para garantir que a participação seja efetiva das educadoras e educadores. “Existe uma defesa de nós mulheres trabalhadoras em geral que é reivindicação da participação. Nós lutamos pelas igualdades nas relações da divisão do trabalho dentro de casa. Por outro lado, a gente sabe que, no Brasil, esse cuidado recai sobre a mulher, uma cultura machista que nós precisamos mudar.
(Equipe de monitores(as) desenvolvem atividades com as crianças, no Congressinho. / Foto: Aline D’avila de Lima)
O Congressinho é espaço que possibilita a mãe ou o pai de poder estar participando das atividades políticas do nosso sindicato e trazer suas crianças e seus filhos para que sejam acolhidos dentro do Congresso, no que a gente chama de Congressinho, e das atividades específicas de sua faixa etária. E também voltadas para o entendimento da importância do que é a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Os pais podem ficar nos debates durante todo o dia e as crianças têm atividades diversas”, destaca Elizamara.
O tema do Congressinho esse ano foi o Aquário de Paranaguá, Núcleo Sindical onde foi realizado a etapa estatutária do Congresso da APP-Sindicato. Confira o vídeo.