Congressinho da APP-Sindicato trabalha ecologia com crianças de forma pedagógica

Congressinho da APP-Sindicato trabalha ecologia com crianças de forma pedagógica

Além de atividades no Fashion Hall, as crianças realizaram passeios na cidade de Maringá

Foto: APP-Sindicato

Durante toda a quarta-feira (28), professores(as) e funcionários(as) de escola continuaram os trabalhos no 13º Congresso da APP-Sindicato. No período da manhã, dirigentes sindicais fizeram uma análise de conjuntura e aprovaram o regimento interno do Congresso. Já no período da tarde, os(as) trabalhadores(as) da educação participaram de grupos de trabalho, onde foi estudada a tese guia do congresso e analisadas as emendas que devem ser aprovadas na plenária final.

Enquanto os(as) presentes trabalhavam e debatiam medidas para o Sindicato, as crianças participaram de atividades no Congressinho da APP-Sindicato. Os(as) pequenos(as) se divertiram com atividades lúdicas e pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento. Após atividades no espaço do Congresso, a criançada visitou o Parque do Ingá, localizado no centro da cidade.

O Parque é uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954. No espaço existe ainda a gruta Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978, em homenagem ao então príncipe do Japão, Akihiro e sua esposa Michiko, que visitaram Maringá na data.

Ao longo do passeio as crianças correram, brincaram e aprenderam sobre ecologia, sustentabilidade e agroecologia. O coordenador do Congressinho da APP-Sindicato, Professor Clau Lopes, explica que o objetivo da atividade é aproximar ainda mais as crianças de debates importantes e pertinentes para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e igualitária.

“Mais de 80 meninos e meninas participaram de atividades elaboradas por educadores(as) que vieram de todo Paraná do Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem Terra (MST). Então é uma rede de educadores(as) que proporcionam o projeto, que é a ciranda que envolve crianças de todo o estado. As atividades colocaram também nossos dois homenageados do Congresso (Marielle Franco e Eric Hobsbawm), como centro das atividade, já que ambos sempre lutaram por uma sociedade justa e igualitária”, conta Clau Lopes.

O Congresso segue com atividades até quarta-feira (29). Confira a programação e acompanhe cada atividade do evento:

Quarta, dia 29 de janeiro

9h – Apresentação cultural – Maracatu Baque Mulher Maringá

9h30 – Plenária Final

10h30 – Coffee Break

13h  Almoço

15h – Assembleia

18h – Encerramento

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU