Conferência Livre da Educação Especial reúne propostas de inclusão, acesso e permanência nas escolas

Conferência Livre da Educação Especial reúne propostas de inclusão, acesso e permanência nas escolas

O evento é uma das etapas que antecedem a 8ª Conferência de Educação da APP-Sindicato – “Por Uma Educação Humanizadora”

Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, a APP-Sindicato mais uma vez “Esperançou”, verbo lapidado por Paulo Freire que significa lutar, ir atrás dos sonhos, fazê-los reais. Uma definição e tanto para quem batalha por uma educação humanizadora.  Cerca de 50 educadores(as) e pesquisadores(as) participaram da Conferência Livre da Educação Especial.

O evento é uma das etapas que antecedem a  8ª Conferência de Educação da APP-Sindicato – “Por Uma Educação Humanizadora” e foi realizado pelo Zoom, com a leitura e análise das páginas 123 a 125  e 173 a 185 do Caderno de Debates.

A decisão da APP de trazer este debate à Conferência é uma forma de destacar  a importância do tema para a estrutura, o currículo, a organização pedagógica e a acessibilidade na rede pública de ensino. “Quando falamos em acessibilidade não é só a questão física, é o acesso integral e à comunicação, a organização e participação nos processos da escola e isso é tanto para estudantes quanto para educadores que atendem estes estudantes. Isso passa pela equipe pedagógica, pela direção, professores e funcionários e também contempla os trabalhadores em educação com deficiência”, explica a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Vanda Bandeira Santana

Em um contexto em que a privatização da educação avança no Paraná, falar em direito à educação especial é também falar sobre direito à educação gratuita e de qualidade para todos. Por isso, a Conferência Livre da Educação Especial é um chamado para que o Estado assuma seu papel. Entre os objetivos está a apresentação de propostas da categoria aos(às) candidatos(as) ao governo do Estado e ao Legislativo, nas eleições deste ano.

>> Clique aqui para baixar o caderno

“As lacunas que hoje encontramos vão da falta de acessibilidade física à falta de formação continuada dos educadores. Educação Especial é um espaço que deve ser um espaço de humanização, integração social e também formador de cidadãos”, enfatiza a secretária Educacional da APP-Sindicato.

“A educação especial tem minúcias e especificidades que precisam ser debatidas coletivamente, para que possamos construir uma escola pública na qual a  pessoa com deficiência tenha acesso a um ensino não discriminatório”, salienta a secretária Executiva Educacional da APP-Sindicato, Nádia Brixner

 

 

 

Confira o cronograma completo e as próximas etapas da Conferência

20/05/2022 a 10/07/2022 – Realização das Conferências Preparatórias e das
Conferências Regionais.

12/07/2022 – Prazo final para inserção das emendas aprovadas nas Conferências
Regionais, no sistema da APP.

12/07/2022 – Prazo final para inscrição de delegados(as) eleitos(as), titulares e suplentes,
com inserção no sistema.

20/07/2022 – Divulgação do número total de delegados(as) eleitos(as) nas conferências
regionais.

21/07/2022 a 05/08/2022 – prazo de substituição de delegados(as) titulares por suplentes
eleitos(as) nas Conferencias Regionais.

10/08/2022 – Prazo final para substituição de delegados(as) titulares por suplentes.

12 e 13/08/2022 – 8ª Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato

:: Está no ar o Caderno de Debates da 8ª Conferência Estadual de Educação; leia, debata na sua escola e contribua

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU