Conepe 2022 aponta soluções para os problemas da escola pública

Conferência terminou neste sábado (26) com análise das emendas ao texto base da Conferência. Documento final será encaminhado à etapa nacional

A Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) terminou neste sábado (26). Os(as) mais de 300 participantes que representaram todo Estado analisaram as propostas fruto das discussões municipais e regionais ao logo do último ano. No total, foram avaliadas 145 emendas sobre melhorias na educação pública.

Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a Conferencia Nacional da Educação 2022 acontecerá entre 15 a 17 de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento conta com uma série de etapas preparatórias como conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, em andamento em todo o País.

No Paraná, foram realizadas uma etapa estadual, uma municipal, 14 regionais e três macrorregionais, alcançando os 29 núcleos sindicais da APP e praticamente todos os municípios do Paraná e mobilizando mais de 1500 pessoas.

Educadores(as), pais, mães e lideranças de movimentos sociais e populares se debruçaram sobre as condições de ensino e aprendizado e esmiuçaram temas como saúde dos profissionais de educação, as terceirizações, a EJA, os cursos públicos e a inclusão social.

O secretário de Saúde e Previdência da APP-Sindicato, professor Nilton Stein sintetizou o evento como um dos maiores espaços democráticos e propositivos da educação. “Os debates que compõem a Conepe trazem subsídio para lutarmos pelo que está na Constituição Federal, no Plano Nacional de Educação e também na Lei do Piso. É preciso conhecimento, organização e ação coletiva”, reforça o dirigente

Já o secretário Geral da APP-Sindicato, professor Celso José dos Santos, fez, durante a plenária final, um chamado para a categoria. “Participamos da elaboração de um texto que aponta a necessidade de mudanças de governo. Temos em mãos um compilado de necessidade de políticas de uma gestão democrática, emancipadora e que fortaleça a escola pública e é por ele que iremos lutar”, conclama Celso.

O Paraná tem agora até o 8 de abril para indicar os delegados e delegadas que participarão da etapa nacional da Conferência, junto aos representantes dos demais estados. “Foram debates profundos, nos quais analisamos e fizemos um esforço muito grande de consenso. Houve um empenho coletivo para entender os contextos de reconstrução do Estado democrático de direito e de uma escola pública, popular, democrática com participação social em sem nenhum direito a menos. É a síntese do esforço coletivo do sindicato, de movimentos sociais, de estudantes de pais e mães”, avalia a secretária de Assuntos Jurídicos da APP e vice-presidente da CNTE, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Confira abaixo os eixos de debates da Conferência Popular de Educação

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira

Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão