Em reunião com dirigentes da APP ocorrida em março de 2023, a Seed confirmou que trabalha para lançar e concluir um novo concurso público para professores(as) ainda neste ano. A APP montou um Grupo de Trabalho para acompanhar o processo de seleção. A intenção é convocar os(as) aprovados(as) em fevereiro de 2024.
A realização de concurso público para educadores(as) da rede pública estadual é um dos pontos da pauta da Campanha Salarial 2023. A APP defende concursos para professores(as) e funcionários(as), com a revogação da terceirização dos cargos de agentes educacionais.
A Seed admitiu a carência de 25 mil professores(as), em reunião com representantes da categoria em maio de 2022. A Secretaria trabalha com a possibilidade de nomear até 1.500 educadores(as) no próximo concurso, mas há um decreto que permite ao Estado chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem.
O último concurso para professores(as), realizado em 2013, ofereceu 10 mil vagas e teve cerca de 100 mil inscritos. Desde então, os governos tentam suprir a falta de pessoal com contratações por Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Um dos grandes problemas da educação pública paranaense é a substituição de trabalhadores(as) efetivos(as) por outros contratados temporariamente. A prática ocorre desde 2005 e burla a legislação e os direitos desses(as) servidores(as) públicos(as). Os(as) contratados(as) pelo PSS não têm FGTS, plano de carreira e nem estabilidade, podendo ser exonerados(as) a qualquer momento e sem direito a seguro desemprego.
É responsabilidade do Estado assegurar o preenchimento das vagas necessárias ao bom andamento da educação pública paranaense, bem como para garantir condições dignas de trabalho e da carreira aos(às) educadores(as).