Concurso público: termina às 17h desta segunda (11) o prazo para envio das provas prática e de títulos

Concurso público: termina às 17h desta segunda (11) o prazo para envio das provas prática e de títulos

Data final de envio do vídeo, dos planos de aula e de ação e dos títulos foi postergada após solicitação da APP-Sindicato

Os(as) candidatos(as) convocados(as) para as provas prática e de títulos do concurso público que vai contratar professores(as) e pedagogos(as) para a rede estadual, têm até às 17h desta segunda-feira (11) para enviar o vídeo, os planos de ação e de aula e dos títulos exigidos pelo edital.

:: Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

O prazo divulgado inicialmente pela Secretaria de Administração e Previdência (Seap) era entre os dias 4 e 6 de setembro. Após pressão e mobilização da APP-Sindicato, a data final foi estendida em mais cinco dias. 

Os materiais e documentos devem ser enviados em link específico disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), na aba “Editais e Publicações Oficiais”. Clique aqui e acesse.

:: Acesse a íntegra do edital aqui

:: Confira os resultados aqui

Um vídeo produzido pela APP, com as educadoras Cláudia Gruber e Aline Carissimi, orienta os(as) candidatos(as) para essas novas etapas do concurso. Assista abaixo.

 

O IBFC também divulgou um vídeo com orientações técnicas para o envio do vídeo. Confira abaixo.

 

A prova prática

A prova prática tem caráter eliminatório e classificatório e consiste no envio eletrônico de um plano de aula, para o cargo de professor(a), ou plano de ação, para pedagogo(a), e um vídeo com duração mínima de 10 minutos e máxima de 12 minutos, sem cortes ou edição, com base no plano de aula ou no plano de ação, conforme o caso.

Essa prova será avaliada por banca com três avaliadores(as). A pontuação máxima é de 30 pontos, sendo até 5 para o plano de aula ou plano de ação e até 25 para o vídeo.

A prova de títulos

Na prova de títulos, os(as) candidatos(as) devem preencher e enviar um formulário disponível no site do IBFC e anexar as imagens dos documentos correspondentes para análise em formatos PDF, JPEG, JPG ou PNG, com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo. O edital informa que só serão avaliados os títulos dos(as) que forem aprovados(as) na prova prática.

Essa etapa terá caráter classificatório e será pontuada na escala de 0 a 20 pontos, considerando conclusão de pós-graduação, em área relacionada ao cargo, e tempo de serviço. Diploma de doutorado vale 4 pontos, mestrado 3 e certificado de especialização até 2 pontos, contando duas especializações.

A experiência profissional em magistério vale 1 ponto por ano completo, até o limite de 11 pontos. A comprovação do tempo de serviço deverá ser em cargo de atividade de docência ou pedagógica que tenha nomenclatura de professor(a), docente, pedagogo(a), orientador(a) educacional, supervisor(a) educacional ou de coordenador(a) pedagógico(a).

Segundo o edital, o(a) candidato(a) que possuir duas inscrições convocadas deverá enviar os documentos para a prova de títulos em apenas uma das inscrições de sua escolha, que será avaliada para as duas inscrições.

Experiência profissional

O Departamento Estadual de PSS da APP-Sindicato preparou um informe com foco na inserção de comprovantes de experiência profissional e de titulação no site do IBFC.

A coordenação do Departamento apurou, em contato telefônico com a banca realizadora do concurso, que foi alterado o sistema para cadastrar o tempo de serviço, permitindo adicionar cada período trabalhado com início e fim. Dessa forma, a pontuação é somada. 

Caso o(a) candidato(a) tenha tempo de serviço só na rede pública, a inserção deve ser feita apenas uma vez, com as datas de início e fim. O sistema registrará a totalidade dos anos e a soma dos pontos (um por ano). 

Os(as) candidatos(as) que têm tempo de serviço na rede particular, com período diferente da rede pública, deverão registrar essa informação no sistema. A banca computará a pontuação somada até o limite de 11 pontos.

Além de registrar o tempo de serviço, é necessário anexar os comprovantes no sistema. Só serão considerados os tempos de serviço devidamente comprovados por Atestado de Tempo de Serviço, no caso da rede pública, e registro na Carteira de Trabalho, na rede particular. 

Pressão

A divulgação das novas etapas do concurso se deu após longa espera e depois de muitas cobranças da APP-Sindicato. No entanto, o prazo curto para atendimento de requisitos do edital, exigiu novas intervenções. 

Em ofício protocolado na Seap, no final de agosto, além de pedir a ampliação no período para apresentar o vídeo, os planos de ação e de aula e para enviar o comprovante de tempo de serviço, a APP questionou a nota mínima para aprovação e defendeu que a etapa fosse classificatória e não eliminatória. 

Em outro ofício, a APP apresentou questionamentos sobre decisões da banca que analisa os recursos dos(as) candidatos(as). Denúncias recebidas pelo Sindicato apontam que a organizadora do concurso responde de maneira genérica aos questionamentos.

A APP também voltou a solicitar ampliação do número de vagas, visando suprir as necessidades da rede. O concurso tem mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) para 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as).

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU