Concurso Público: prova discursiva é o tema da quinta aula do cursinho da APP APP-Sindicato

Concurso Público: prova discursiva é o tema da quinta aula do cursinho da APP

Já está disponível a quinta aula do curso preparatório, gravada pela professora de Língua Portuguesa Cláudia Gruber

Dicas de produção de texto para a prova dissertativa é o tema do 5º vídeo para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.

>> Acesse aqui o PDF apresentado na aula

Nessa aula, Cláudia Gruber, professora de Língua Portuguesa da rede estadual e secretária executiva de Comunicação da APP-Sindicato, orienta sobre a prova discursiva,  que exigirá, em primeiro lugar, a compreensão por parte do(a) candidato(a) do tema motivador.

Cláudia destaca que a pontuação da prova discursiva será distribuída em duas modalidades: domínio do tema abordado (valendo 3 pontos) e domínio da escrita (valendo 2 pontos). Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) precisa atingir a pontuação mínima de 2,5.

“O tema provavelmente será sobre o universo da educação e é necessário relembrar que não é indicado um vocabulário com floreios ou com termos técnicos. Uma linguagem simples e objetiva será mais eficaz nesse contexto”, diz Cláudia.

A professora aborda alguns cuidados essenciais, como optar por frases e parágrafos curtos, além de evitar o excesso de adjetivos e advérbios. 

Uma questão muito presente na Língua Portuguesa, mas que deve ser evitada nos textos dissertativos, é o uso de estrangeirismos, que ocorre quando o indivíduo troca palavras da língua materna por palavras de línguas estrangeiras. Por exemplo: shopping, ao invés de centro comercial. Outra indicação é a impessoalidade nas construções das frases, sem usar “eu” ou “nós”.

:: Assista a aula:

>> Acesse aqui a íntegra do edital

Confira as aulas já publicadas:

Aula 1: Avaliação de Aprendizagem

Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente

Aula 3: Gestão da Sala de Aula

Aula 4: O planejamento a partir do plano de aula, das metodologias ativas e das plataformas educacionais

Concurso

Os(as) mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) vão concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em Curitiba e em mais 29 cidades do estado.

A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 questões de conhecimentos específicos.

Já a prova discursiva terá uma questão sobre conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido. O cronograma do concurso informa que os endereços e o horário das provas objetiva e discursiva serão divulgados no dia 12 de junho.

Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).

Para outros detalhes, como o conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Em caso de dúvidas, os canais para contato com a empresa responsável pela organização e realização do concurso são o e-mail [email protected] ou o telefone (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.


:: Leia mais:

:: Curso preparatório da APP para o Concurso Público ultrapassa 55 mil visualizações
:: Inscrições do concurso para professores(as) e pedagogas(as) da rede estadual são homologadas
:: Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina
:: Planejamento e plano de aula são temas da quarta aula do cursinho da APP

MENU