Concurso público para professores(as) e pedagogos(as): governo prevê edital em abril

Concurso público para professores(as) e pedagogos(as): governo prevê edital em abril

Número de vagas - cerca de 1.200 - é muito inferior à demanda da rede, que conta com mais de 20 mil contratos emergenciais

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Conforme adiantou a APP-Sindicato após reunião com a Seed na última semana, o Paraná terá seu primeiro concurso público para professores(as) e pedagogos(as) em 10 anos. O governo Ratinho Junior confirmou, nesta segunda-feira (20), a realização do certame com previsão de publicação do edital no início de abril.

A nota oficial informa que serão abertas cerca de 1,2 mil vagas, número muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais. Há um decreto que permite ao Estado chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem.

Para fins de comparação, o último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. 

Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de profissionais com PSS, procedimento criticado reiteradas vezes pela APP-Sindicato por não resolver a carência crônica da rede, pela precariedade dos contratos emergenciais e também pela crescente complexidade dos processos seletivos.

A realização de concursos públicos para suprir todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.

O Sindicato acompanhará o processo junto à Seed e manterá a categoria informada sobre o conteúdo do edital.

MENU