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“A Metodologia Viabilizando a Aprendizagem” é o tema da sexta aula do curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual do Paraná. Apresentado por Eduardo Fofonca, o módulo propõe uma reflexão sobre adoção de metodologias mais inventivas e inovadoras em sala de aula, as chamadas metodologias ativas.
>> Baixe a apresentação da aula em PDF
As aulas do curso preparatório são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais da APP- Sindicato.
Fofonca é pedagogo, professor de Língua Portuguesa e pós-doutor em Educação, com pesquisas voltadas às tecnologias e às metodologias. Ele contrapõe as metodologias tradicionais às inovadoras e sugere mudanças nas práticas pedagógicas, tanto de ordem metodológica quanto didática.
“Nesse sentido amplia-se a discussão sobre o planejamento didático e metodológico, para pensar a integração de uma pedagogia mais baseada na aprendizagem, em problemas e projetos, pensando numa aprendizagem colaborativa”, diz o professor.
A aprendizagem inovadora visa dar autonomia e criticidade aos estudantes e deve considerar não só dispositivos tecnológicos, mas também a escuta ativa de alunos(as) e professores(as), trazendo o compartilhamento de experiências vivenciadas como método para a educação básica.
“Não há como ensinar o estudante do século 21 como nos ensinaram no século passado”, afirma Fofonca. Ele defende que é preciso abandonar a crença de que quando inovamos estamos fazendo algo errado, para podermos vislumbrar novas concepções de aprendizagem.
Mudanças de comportamento dos professores(as) são fundamentais para desenvolver uma prática pedagógica inovadora, que possibilite transformar informações em conhecimento, defende o professor.
Mais que transferir conteúdos, os(as) professores(as) da educação básica devem aproveitas as experiências dos estudantes para melhorar o aprendizado. “Devemos aproveitar, numa perspectiva freireana, do seu repertório, do conhecimento que traz do mundo. Nesse contexto a gente fala em imersão colaborativa entre discentes e docentes”, afirma.
O conhecimento ganha vida aos olhos dos estudantes quando faz parte do mundo deles, aponta Fofonca. “Dessa forma eles conseguem ver a significação desse conteúdo como conhecimento a ser desenvolvido e explorado na escola”, explica.
>> Acesse aqui a íntegra do edital
Confira as aulas já publicadas:
Aula 1: Avaliação de Aprendizagem
Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente
Aula 3: Gestão da Sala de Aula
Aula 5: Dicas para a prova discursiva
Concurso
Os(as) mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) no concurso vão concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em Curitiba e em mais 29 cidades do Paraná.
A prova objetiva terá 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e 20 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva terá uma questão sobre conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido. O cronograma do concurso informa que os endereços e o horário das provas objetiva e discursiva serão divulgados no dia 12 de junho.
Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).
Para outros detalhes, como o conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).