Concurso Público: inscrições se encerram às 23h desta terça-feira (9) APP-Sindicato

Concurso Público: inscrições se encerram às 23h desta terça-feira (9)

Para auxiliar os(as) educadores(as) que participam do certame, a APP disponibiliza aulas online e gratuitas

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Educadores(as) que ainda não efetuaram a inscrição para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná têm até as 23h desta terça-feira (9) para se inscrever.

O concurso contará com provas objetivas e discursivas – a serem aplicadas no dia 18/06 – prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo – nos moldes do último edital PSS – prova de títulos e avaliação médica. Não há, no cronograma, a previsão de divulgação dos resultados.

>> Acesse aqui a íntegra do edital

Para auxiliar os(as) professores(as) e pedagogos(as) que irão concorrer às vagas disponíveis, a APP-Sindicato promove um curso preparatório, com  seis módulos englobando temas presentes no edital.

As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda sexta-feira nas redes sociais do Sindicato.

A primeira aula já está disponível, com uma duração de 55 minutos e aborda a Avaliação da Aprendizagem. A pedagoga Aline Carissimi trabalha temas como conceituação; legislação; avaliações diagnósticas e classificatórias, interna e externa; avaliação da educação infantil, entre outros.

>> Acesse aqui o PDF com a aula inicial do curso preparatório

Nesta sexta-feira (12), a APP disponibilizará a aula sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Metodologias, ministrada pela professora Adriana Turbay. Os módulos seguintes tratam dos temas: Metodologias Ativas, Planejamento Escolar, Gestão de Sala de Aula e Produção de Texto e Questão Discursiva.

Poucas vagas

São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.

Ainda em março, a APP protocolou um pedido administrativo para ampliar o número, entre outras mudanças, mas o pedido foi negado. O Estado argumenta que há dispositivos legais que permitem chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem.

O último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de profissionais com PSS, procedimento que não resolver a carência crônica da rede.

A realização de concursos públicos para suprir todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.

:: Leia mais:

:: Concurso Público: está no ar a primeira aula do curso preparatório da APP
:: APP denuncia ao Conselho Estadual da Mulher a condição desgastante das educadoras da rede estadual
:: CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio