Concurso Público: Gestão da Sala de Aula é o tema da terceira aula do cursinho da APP APP-Sindicato

Concurso Público: Gestão da Sala de Aula é o tema da terceira aula do cursinho da APP


Pedagoga Aline Carissimi une teoria e prática para explicar como desenvolver um ambiente propício para o ensino-aprendizagem

Está no ar a terceira aula do curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. A pedagoga Aline Carissimi gravou sobre o tema Gestão da Sala de Aula. As aulas do curso preparatório são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.

O conteúdo da terceira aula sugere que o(a) professor(a) não deve apenas ensinar determinado conteúdo aos estudantes, mas pensar em como organizar o ambiente escolar e dar suporte aos  alunos para que tenham condições reais de aprendizado.

A professora Aline dá indicações objetivas de como fazer isso, como fazer estabelecendo relações concretas entre teoria e prática para adequar procedimentos à faixa etária, planejar as aulas, prever os recursos necessários, organizar o tempo e trabalhar com reforço positivo.

A relação entre professor(a) e estudante é outro tema abordado . “Essa relação tem um valor pedagógico. Um dos elementos fundamentais da Gestão da sala de Aula é haver essa interação entre sujeitos em harmonia e equilíbrio”, afirma Aline.

É preciso considerar as vivências dos(as) estudantes para maximizar o aprendizado. “Hoje em dia a gente não toma mais os estudantes como um papel em branco. A gente precisa considerar as experiências deles, seu contexto social e familiar, sua vida em comunidade, esse conhecimento que ele traz, como ponto de partida para o processo de desenvolvimento da aula e do ensino”, explica a pedagoga.

Nesse contexto, o(a) professor(a) sistematiza, estrutura, organiza e dá sentido acadêmico ao conhecimento de mundo trazido pelo(a) aluno(a). A gestão adequada da sala de aula possibilita que o processo de aprendizagem ocorra da melhor forma.

A disciplina dos(as) estudantes é o primeiro passo para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Uma maneira desenvolvê-la é incentivar que os(as) estudantes participem ativamente da organização escolar e da dinâmica da sala de aula,investindo diretamente em seus interesses.

Concurso Público

Após dez anos de espera e de luta da categoria, o Governo do Paraná publicou em 23 de março o edital para a realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná.

O certame terá provas objetiva e discursiva – a serem aplicadas no dia 18/06 – prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo, nos moldes do último edital PSS, prova de títulos e avaliação médica.

Não há, no cronograma, a previsão de divulgação dos resultados. 

São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.

Ainda em março, a APP protocolou um pedido administrativo para ampliar o número, entre outras mudanças, mas o pedido foi negado. O Estado argumenta que há dispositivos legais que permitem chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem.

O último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, foram ofertadas 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de profissionais com PSS, procedimento que não resolve a carência crônica da rede.

A realização de concursos públicos para  ocupar todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.

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