Concurso público: com prazo exíguo, Seap e IBFC convocam para provas prática e de título APP-Sindicato

Concurso público: com prazo exíguo, Seap e IBFC convocam para provas prática e de título

Convocados(as) terão entre as 10h do dia 4 de setembro até às 17h do dia 6 para enviar documentação e conteúdos pela internet

:: Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Após longa espera, a Secretaria de Administração e Previdência (Seap) publicou edital nesta sexta-feira (25) com o cronograma e critérios de avaliação da prova prática e da prova de títulos, assim como a convocação para a nova etapa do certame.

:: Acesse a íntegra do edital aqui

No site do IBFC foram disponibilizados o resultado definitivo da prova discursiva e a relação de candidatos(as) aptos a realizarem a fase seguinte.

Atropelo

Chama atenção o prazo curto para a nova etapa. Os(as) candidatos(as) deverão enviar o plano de aulas, o vídeo e os títulos via link específico no site do IBFC, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, entre as 10h do dia 4 de setembro e as 17h do dia 6 de setembro de 2023.

Por diversas ocasiões, a APP oficiou a Seap e o instituto e realizou reuniões solicitando a divulgação do cronograma e demais informações sobre o certame.

“Esse é mais um atropelo do instituto IBFC. As especificações técnicas deveriam estar já no edital original, e não como um adendo feito em cima do prazo de entrega. Nós cobramos antecedência na divulgação dos critérios para que os(as) candidatos(as) pudessem elaborar os conteúdos com antecedência”, avalia Elio da Silva, secretário de Finanças e dirigente do Departamento de PSS da APP.

Convocação

Para consultar a convocação, será preciso acessar o site do IBFC na aba “Resultados”. Nesse local também estará disponível o resultado da análise dos recursos contra a classificação preliminar da prova discursiva.

As novas etapas do certame não serão realizadas de forma presencial. É recomendável a leitura do edital 055/2023 – DRH/SEAP para conferir todas regras, orientações e modelos relacionados ao envio dos materiais, além dos critérios de avaliação e pontuação.

Prova prática

A prova prática terá caráter eliminatório e classificatório e consiste no envio eletrônico de um plano de aula, para o cargo de professor(a), ou plano de ação, para pedagogo(a), e um vídeo com duração mínima de 10 minutos e máxima de 12 minutos, sem cortes ou edição, com base no plano de aula ou no plano de ação, conforme o caso.

Essa prova será avaliada por meio de banca composta por três avaliadores(as). A pontuação máxima é de 30 pontos, sendo até 5 para o plano de aula ou plano de ação e até 25 para o vídeo. 

Prova de títulos

Apenas os(as) que forem aprovados(as) na prova prática terão os títulos avaliados. Os(as) candidatos(as) devem preencher e enviar um formulário disponível no site do IBFC e anexar as imagens dos documentos correspondentes para análise em formatos PDF, JPEG, JPG ou PNG, com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo.

Essa nova etapa terá caráter classificatório e será pontuada na escala de 0 a 20 pontos, considerando conclusão de pós-graduação, em área relacionada ao cargo, e tempo de serviço. Diploma de doutorado pontua até 4 pontos, mestrado até 4 e certificado de especialização até 2.

A experiência profissional em magistério, em instituição de ensino da rede pública ou particular, vale 1 ponto por ano completo, até o limite de 11 pontos. A comprovação do tempo de serviço deverá obrigatoriamente ser em cargo de atividade de docência ou pedagógica que tenha nomenclatura de professor(a), de docente, de pedagogo(a), de orientador(a) educacional, de supervisor(a) educacional ou de coordenador(a) pedagógico(a).

Segundo o edital, o(a) candidato(a) que possuir duas inscrições convocadas deverá enviar os documentos para a prova de títulos em apenas uma das inscrições de sua escolha, que será avaliada para as duas inscrições. 

 

MENU