Concurso Público: APP-Sindicato cobra divulgação do cronograma APP-Sindicato

Concurso Público: APP-Sindicato cobra divulgação do cronograma

Ausência de informações sobre as datas de divulgação dos resultados e das próximas etapas tem prejudicado e angustiado os(as) candidatos(as)

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Passados mais de 15 dias da aplicação das provas objetiva e discursiva do concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de ensino do Paraná, ainda não há informações oficiais sobre a data de divulgação dos resultados. Acompanhando o processo, a APP-Sindicato solicitou à Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) que seja apresentado com urgência todo o cronograma do certame.

No último dia 18 de junho, mais de 76 mil educadores(as) realizaram, em Curitiba e em mais 29 cidades do estado, a primeira etapa do processo, que está sendo conduzido pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Pelas informações obtidas pelo Sindicato, candidatos(as) têm feito contato com a contratada pelo governo, mas não têm obtido resposta sobre quando serão publicados os resultados das provas e dos recursos apresentados.

Conforme o edital, o concurso possui quatro etapas. Além das provas objetiva e discursiva, haverá prova prática, prova de títulos e avaliação médica. No entanto, não consta nenhuma informação sobre as datas de divulgação do desempenho dos(as) participantes, nem a previsão das próximas fases. A publicação se limita a informar que “os candidatos devem acompanhar no site do IBFC todos os atos, editais, retificações, comunicados e resultados deste Concurso Público”.

Secretário de Finanças de Finanças da APP-Sindicato, Élio da Silva relata que a situação tem deixado a categoria preocupada. “Isso tem atrapalhado bastante a vida dos candidatos. É preciso, com urgência, a publicação do cronograma de todo o certame, pois é uma necessidade de organização individual e para reduzir a ansiedade, essa angústia” explica.

Concorrência

Dados levantados pela APP-Sindicato revelam que a concorrência do certame apresenta índices altíssimos, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. Os(as) mais de 76 mil inscritos(as) concorrem a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). 

Leia também: Concurso da Educação no Paraná tem concorrência de até 466 candidatos(as) por vaga

Os números reforçam a crítica da APP de que a quantidade de vagas abertas pelo governo é insuficiente para suprir as necessidades das escolas públicas paranaenses. A demanda atual é estimada em cerca de 20 mil servidores(as), número é 17 vezes maior que a quantidade de vagas ofertadas pelo governo.

A política de desvalorização do serviço público e da educação pela atual gestão também fica evidente na comparação com o último concurso para preenchimento de vagas da carreira do magistério estadual. O exame realizado há 10 anos ofertou 10 mil vagas.

MENU