Concurso público: APP lança curso preparatório para candidatos(as) nesta sexta-feira

Concurso público: APP lança curso preparatório para candidatos(as) nesta sexta-feira

As aulas serão veiculadas semanalmente nas redes sociais do Sindicato

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

A partir desta sexta-feira (5), a APP dará início a um curso preparatório para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. As aulas serão online, públicas e gratuitas, e disponibilizadas semanalmente nas redes sociais da APP. O conteúdo ficará gravado para consulta após a publicação.


>> Inscreva-se no canal da APP no Youtube

A iniciativa é organizada pelo Departamento Estadual de PSS e a Secretaria Educacional do Sindicato, reunindo seis módulos a partir de temas presentes no Edital 11/2023. As aulas serão publicadas toda sexta-feira.

Nesta sexta (5), a pedagoga Aline Carissimi abordará o tema “Avaliação de Aprendizagem”. As próximas disciplinas serão Estatuto da Criança e do Adolescente, Metodologias e Metodologias Ativas, Planejamento Escolar, Gestão de Sala de Aula e Produção de Texto e Questão Discursiva. 

De acordo com Élio da Silva, secretário de Finanças da APP e coordenador do Departamento de PSS, o curso é uma oportunidade para os(as) concorrentes se prepararem para a prova e aumentarem as chances de conquistar uma boa nota.

“Não pretendemos esgotar os temas do edital, mas prestar um auxílio aos candidatos e candidatas. Em especial aos colegas PSS, que todos os anos precisam passar por provas cada vez mais complexas para assegurar um contrato precário e temporário”, explica.

Clau Lopes, secretário executivo de Direitos LGBTI+ e também do Departamento de PSS, reitera a importância da iniciativa. “São pouquíssimas vagas e a APP continua na luta por mais oportunidades e novos concursos públicos. Mas sabemos que cada educador(a) que se inscrever precisará de todo apoio para ter boas chances de ingressar na rede,” comenta.

Concurso Público

Após 10 anos de espera – e de luta da categoria -, o Governo do Paraná publicou em 23 de março o edital para a realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná.

>> Acesse aqui a íntegra do edital

O período de inscrições vai até a próxima terça-feira (09/05) e a taxa é de R$ 100 para uma inscrição e R$ 160 para duas. O certame contará com provas objetiva e discursiva – a serem aplicadas no dia 18/06 – prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo – nos moldes do último edital PSS – prova de títulos e avaliação médica.

Não há, no cronograma, a previsão de divulgação dos resultados.

Poucas vagas

São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.

Ainda em março, a APP protocolou um pedido administrativo para ampliar o número, entre outras mudanças, mas o pedido foi negado.

O Estado argumenta que há dispositivos legais que permitem chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem. Mas cabe ressaltar o quão baixo é o número de vagas: o último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos.

Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de profissionais com PSS, procedimento criticado reiteradas vezes pela APP-Sindicato por não resolver a carência crônica da rede, pela precariedade dos contratos emergenciais e também pela crescente complexidade dos processos seletivos.

A realização de concursos públicos para suprir todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.

MENU