Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina APP-Sindicato

Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina

Quantidade de vagas ofertadas pelo governo é 17 vezes menor que o número de contratos emergenciais na rede estadual de ensino

O governo do Paraná divulgou nesta quinta-feira (18) a relação preliminar dos inscritos para o concurso da rede estadual de educação. Com  um total de 76.590 inscrições, a concorrência é de 61 candidatos por vaga, equiparando a disputa de vestibulares mais requisitados do país.

Dos mais de 76 mil candidatos, mais de 20 mil se inscreveram para concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um cargo de docente e outro de professor-pedagogo).

O certame se aproxima ao vestibular de medicina da UFPR, que no ano de 2022 registrou 68,16 candidatos de vaga e supera Direito na mesma universidade, com 21 por vaga.

O alto número de inscrições vai de encontro com as críticas da APP-Sindicato em relação ao número de vagas disponibilizadas. São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.

Curso preparatório

Para auxiliar os(as) educadores(as) a conquistar uma boa nota no certame, tendo em vista a alta concorrência, a APP disponibilizou um curso preparatório de seis módulos, abordando temas presentes no edital. O curso é uma iniciativa do Departamento Estadual de PSS e da Secretaria Educacional da APP.

As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda sexta-feira nas redes sociais do Sindicato. Atualmente duas aulas já estão disponíveis, sobre os temas Avaliação da Aprendizagem e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nesta sexta-feira (19), a terceira aula com o tema Gestão de Sala de aula será veiculada nas redes da APP.

“O curso é uma oportunidade para os(as) concorrentes se prepararem para a prova e aumentarem as chances de conquistar uma boa nota”, observa Élio da Silva, secretário de Finanças da APP e coordenador do Departamento de PSS.

Confira abaixo os dois módulos já disponibilizados:

Aula 1: Avaliação de Aprendizagem

Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente

Concurso Público

Após dez anos de espera e de luta da categoria, o governo do Paraná publicou em março deste ano o edital para realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 18 de junho. prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo, prova de títulos e avaliação médica. Os candidatos devem acompanhar no site do IBFC, todos os atos, editais, retificações,comunicados e resultados deste Concurso Público.

>> Confira o edital aqui

Os(as) candidatos(as) também podem a partir de agora conferir a situação da inscrição no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Educadores(as) têm entre os dias 18 e 21 de maio para solicitar correções nos dados cadastrais, caso seja necessário. É importante destacar que os(as) inscritos(as) têm até o dia 24 de maio para interpor recurso.

A realização de concursos públicos para suprir todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.