Encerrou-se neste sábado (10) a Conferência Nacional Popular de Educação – etapa Paraná (Conape), em Curitiba. Com a palavra de ordem “Richa nunca mais” e “Fora Temer”, os(as) educadores(as) finalizaram os debates da fase estadual e se preparam para as discussões no âmbito nacional.
Em atividade cultural de abertura, estudantes do Colégio Estadual Arnaldo Buzato, de Pinhais, fizeram uma apresentação com denúncias à violência contra a mulher. Na semana do Dia Internacional da Mulher, a peça teatral ressaltou a importância do feminismo. “Enquanto eu for refém do medo, da insegurança, vai ter feminismo, sim”, dizia um trecho da apresentação.
A importância do debate de temas como a violência causada pelo machismo foi destacada pela secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkíria Mazeto. “Debater temas como assédio, violência e respeito à diversidade nas escolas tem nos custado muito caro. Em uma Conferência Popular, onde nos propomos ao debate sobre uma educação de qualidade para todos e todas, não há como deixarmos de fora as reflexões sobre a violência. Não podemos ignorar o machismo, mesmo diante de projetos como o Escola sem Partido que deseja nos calar”, comenta.
Na plenária final, participantes e coordenadores(as) dos eixos temáticos relataram os debates feitos em cada grupo de trabalho. Os relatos destacaram a colaboração dos(as) participantes e os debates em torno de temas que envolvem a educação pública. Além disso, a plenária foi espaço para debate de emendas apresentadas pelos eixos temáticos.
O texto final da Conape Paraná será publicado na próxima semana no site da APP-Sindicato e encaminhado à etapa nacional – que vai acontecer em Belo Horizonte (MG), em maio. “Nós aprovamos emendas da Conape Paraná que devem contribuir para os debates nacionais. Essa Conape é marco da resistência na luta pela educação pública de qualidade”, explica a vice-presidente da CNTE, professora Marlei Fernandes.
Plenária final foi transferida de local – A coordenação do evento foi comunicada, na tarde de sexta (09), que a Secretaria de Educação (Seed) exigiu o encerramento da Conape por conta de manifestações contrárias ao governo. As entidades optaram por transferir o evento para a sede da APP-Sindicato. Uma nota foi redigida e aprovada pelo plenário, denunciando o autoritarismo do governo Richa.
Clique AQUI para ver.
Leia também:
:: Conape 2018: marcha em defesa da educação conclui manhã de atividades
:: Conape Paraná: iniciam-se os trabalhos pela defesa da educação pública nesta sexta (09)