Profissionais da educação e lideranças de movimentos sociais de todo Brasil se organizam para a realização de um amplo debate sobre as diretrizes educacionais na rede pública. A iniciativa é uma retomada da democracia, após a publicação, feita pelo governo Temer, do decreto 577, em 27 de abril deste ano, com a desconstrução do calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae) e desfiguração do Fórum Nacional de Educação (FNE), as entidades preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade decidiram se retirar coletivamente do FNE e assim organizaram o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
Nessa fase regional, a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) visa estabelecer eixos de trabalho e eleger os delegados para as Conferências Estadual e Nacional de 2018. Durante o final de semana, os Núcleos Sindicais da APP organizam as atividades com os temas: Escola sem Partido e Base Nacional Comum; Diversidade na Educação e Valorização dos Profissionais da Educação. Também irá discutir eixos sobre: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulamentação da Educação; Qualidade, Avaliação, Regulamentação das Políticas Educacionais; Participação Popular e Controle Social; Acesso, Permanência e Gestão; Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão; Cultura, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde e Gestão, Transparência e Controle Social.
Para a vice-presidente da CNTE, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a Conferência tem um caráter mobilizador, de envolvimento de toda comunidade escolar. “O MEC tem uma política hoje que é completamente contrária ao que os trabalhadores e trabalhadoras da educação sempre defenderam. Temos agora a proposta de análise de um texto base, muito denso, muito abrangente e agora é o momento de analisá-lo e fazer as emendas. Para além de ser um debate é um movimento em defesa da educação pública que corre grande risco de privatização”, pontua a professora.
Preparação para 2018: etapas regionais acontecem neste final de semana pelo Paraná A chamada da APP-Sindicato para este final de semana refere-se às etapas regionais da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Os esforços da APP e do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública (FES) somam-se às atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) na construção de debates democráticos para a educação e a qualidade do ensino público no Brasil, assim como investimentos para atendimento público à sociedade. Lembrando que a etapa nacional da Conape será de 26 a 28 de abril, em Belo Horizonte (MG). Veja as etapas da Conape 2018:
Conferências municipais e/ou intermunicipais – até o final de 2017
Conferências estaduais – até março de 2018
CONAPE – de 26 a 28 de abril de 2018
Confira o calendário da sua região: Sexta e sábado – 08 e 09 de dezembro de 2017 – Campo Mourão: – Curitiba Norte e Curitiba Sul: – Mandaguari Sábado – 09 de dezembro de 2017: – Apucarana: 10 horas, no Sindicato dos Bancários (Rua Osório Ribas de Paula, 432, Sala 303 – Centro / Apucarana) – Arapongas: 9h15, no Colégio Estadual Unidade Polo (Rua Pavão, 831 – Centro / Arapongas) – Assis Chateaubriand: 8 horas, no Colégio Estadual Padre Anchieta (Rua do Bosque, s/nº – Centro / Assis Chateaubriand) – Cascavel: 10 horas, na sede do Núcleo Sindical (Rua Francisco Bartinik, 2017 – Coqueiral / Cascavel) – Metronorte: 8 horas, na sede Estadual da APP-Sindicato (Av. Iguaçu, 880 – Rebouças / Curitiba) – Metrosul: 10 horas, na Casa da Amizade (Rua Cel. João José Massaneiro, 120 – Centro / São José dos Pinhais. – Foz do Iguaçu: 8h30, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (Av. Tarquinio Joslin dos Santos, 1300 – Loteamento Universitário das Américas / Foz do Iguaçu). – Francisco Beltrão: 8h30, na sede do Núcleo Sindical (Rua Mato Grosso, 1890 – Vila Nova/ Francisco Beltrão) – Guarapuava: 8h30, no Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro – Sintesu (Rua Salvatore Rena, 808 – Bairro Santa Cruz / Guarapuava) – Irati: 9 horas, na sede do Núcleo Sindical (Rua Barão do Rio Branco, 43 – centro / Irati) – Laranjeiras do Sul: 10 horas, no Colégio Estadual Laranjeiras do Sul (Rua Capitão Joaquim Camargo, 842 – Centro / Laranjeiras do Sul) – Londrina: 8 horas, na sede do Núcleo Sindical (Av. Juscelino Kubitscheck, 1834 – Centro / Londrina) – Maringá: 10 horas, na Universidade Estadual de Maringá – UEM (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 21, Bloco 3 – Vila Esperança / Maringá) – Paranaguá: 8 horas, no Colégio Estadual José Bonifácio (Alameda Cel. Elizio Pereira, s/nº, Estradinha – Vila Itiberê / Paranaguá) – Paranavaí: 8h30, no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná – Unespar (Rua Gabriel Esperidião, s/nº – Jardim Morumbi / Paranavaí) – Pato Branco: 9 horas, na sede do Núcleo Sindical (Rua Silvio Vidal, 720 – La Salle / Pato Branco) – Ponta Grossa: 8 horas, Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP (Rua Julia da Costa, 229, Colônia Dona Luíza – Ponta Grossa) – Toledo: 8h30, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker – Toledo) – Umuarama: 10 horas, na sede do Núcleo Sindical (Rua Helena Kolody, 1108 – Jd. Novo Milênio / Umuarama) – União da Vitória: 8h30, no Colégio Estadual Túlio de França (Av. Manoel Ribas, s/n – Centro / União da Vitória) |
Abaixo, a relação dos documentos para esta fase da Conape: |