Hoje (01), cerca de 60% das escolas estaduais do Paraná retornaram as aulas para concluir o ano letivo de 2015, calendário aprovado por conta da greve geral da categoria ocorrida no primeiro semestre do ano passado. Os(as) estudantes que concluíram o ano letivo em dezembro passado iniciam as aulas somente no dia 29 de fevereiro.
Segundo a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto este retorno é uma resposta do compromisso da categoria com toda comunidade escolar. “Durante a greve, que é um dispositivo legítimo de luta dos trabalhadores, tivemos muito apoio da comunidade e agora cada trabalhador da educação também assume esse compromisso de fazer cumprir as 800 horas de carga horária escolar de cada estudante”.
Após o termino da greve, a APP-Sindicato se empenhou em exigir da Secretaria de Estado da Educação (Seed) um calendário escolar que respeitasse a realidade das escolas e desse autonomia para que cada uma pudesse montar junto às comunidades escolares uma melhor alternativa para encerramento do ano letivo. “Queríamos assegurar o direito de estudar de cada estudante, sem que houvesse prejuízos no aprendizado. Muitas escolas conseguiram terminar o ano letivo no dia 23 de dezembro, por isso retornarão no dia 29. Para quem começa hoje, desejamos um ótimo retorno e ano de muita luta”, conclui Walkiria.