Como estarão as escolas da rede pública estadual daqui a 20 anos?

Como estarão as escolas da rede pública estadual daqui a 20 anos?


Para mostrar aos(às) futuros(às) estudantes os impactos da Proposta de Emenda à Constituição que congela os investimentos nas áreas de saúde e educação pública e também contar às gerações futuras sobre por que, em 2016, mais da metade das escolas públicas do Paraná foram ocupadas por estudantes, a APP-Sindicato propõe aos(às) professores(as) e funcionários(as) que, neste retorno às aulas, organizem uma atividade lúdica e pedagógica e elaborem uma cápsula do tempo em cada uma das escolas públicas do Paraná.

A ideia, aprovada em assembleia pela categoria, é uma forma de que as lutas por uma educação de qualidade não caiam no esquecimento. “Queremos perpetuar este ano de 2016 na história. Por isso, propomos que seja feita uma coletânea de trabalhos com fotos, desenhos, redações, cartazes colocados em uma garrafa ou outro recipiente que seja fixado ou enterrado em um memorial na escola, para ser aberto daqui há 20 anos. Será o memorial da PEC 241 (renomeada PEC 55), uma comparação de duas épocas”, explica a secretária Geral da APP-Sindicato, professora Vanda Santana.

A iniciativa propõe que cada escola faça um registro do cenário escolar e quais foram as ações realizadas pela sua comunidade durante a manifestação na escola diante da Medida Provisória que altera drástica e arbitrariamente o Ensino Médio. A APP produziu uma série de materiais (matérias no site, vídeos na fanpage do sindicato e também jornais) que podem auxiliar no embasamento da atividade.

A sua escola já produziu a cápsula do tempo perpetuando as memórias desde 2016? Envie o relato em imagens ou vídeos para o e-mail [email protected]

:: Pesquise aqui as notícias divulgadas na APP sobre a PEC 241.

:: Consulte aqui referências de artigos e matérias sobre a MP 746.

:: Veja também o APP-Informa, especial MP 746, aqui.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU