Começa, nesta quarta-feira (22) em Curitiba, a 20ª Jornada da Agroecologia APP-Sindicato

Começa, nesta quarta-feira (22) em Curitiba, a 20ª Jornada da Agroecologia

O evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro e contará com diversas atividades, como seminários, shows e oficinas

Foto: Wellington Lenon

Nesta quarta-feira, entre as 14h e 20h, acontece o primeiro dia da 20ª Jornada da Agroecologia, sediada no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao lado do Shopping Estação. 

A tradicional Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra se inicia às 14h, mas ao longo do dia também serão realizados seminários, atos e, como atração final, o Festival Movimento sem Terra (MST).

O primeiro seminário da Jornada será sobre “Cannabis medicinal na saúde popular”, apresentado pelo Coletivo Urbano Indígena, às 15h, no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), na Rua João Negrão, N°1285, bairro Rebouças. Para participar e receber certificado é necessário se inscrever por este link.

Entre as 15h e 16h também estão programadas duas oficinas: “Microorganismos Eficazes – E.M.”, no Campus Centro da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Sala CE 106; e a Oficina “Construindo um Mundo sem Opressões: Movimento LGBT, Cultura e Inclusão”, no Campus Centro da UTFPR, Sala CE-101. O campus está localizado na Av. Sete de Setembro, N° 3165, bairro Rebouças. Para participar e receber certificado é necessário se inscrever por este link.

O espaço Culinária da Terra contará com pratos típicos do sul do país para todos os gostos estarão à venda a preços populares. Para quem quer aprender mais sobre agroecologia, serão oferecidas dezenas de seminários, oficinas práticas e conferências. Toda a programação é gratuita. 

Também haverá um ato de solidariedade com partilha de alimentos para famílias moradoras de comunidades de ocupação de Curitiba e região metropolitana. A diversidade de alimentos virá de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária, parte produzida a partir de mutirões de plantio em hortas comunitárias de espaços da reforma agrária. Na edição do ano passado, 20 toneladas de alimentos foram partilhados.

Para encerrar o primeiro dia de evento, às 19h, acontecerá o ato político-cultural de abertura da 20ª Jornada de Agroecologia, seguido pelo Festival do MST, com apresentação do Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis, no campus Rebouças da UFPR.

Agroecologia volta a ter espaço em políticas públicas

Nos primeiros governos Lula, a agroecologia foi pautada por meio da política nacional de Orgânicos, os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Alimentação Escolar (PNAE) e projetos de bancos de sementes.

No novo mandato, foi anunciada a retomada do Conselho Nacional da Política de Orgânicos e Agroecológicos e da a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), fornecendo sementes e privilegiando a compra de produção agroecológica, uma nova estrutura do MDA em discussão de uma política de uso e conservação da agrobiodiversidade, e a criação do projeto de Quintais Produtivos voltado especialmente para as mulheres.

“Agroecologia, na essência, é vida”

Diante do cenário de agravamento da crise climática e das pioras nas condições de vida da população em todo o mundo, com aumento da fome e dos desastres naturais, a agroecologia tem sido projetada como garantia de presente e de futuro do planeta. 

“A gente não pode ter mais dúvida, as ideias centrais da agroecologia são científicas e em defesa da vida”, garante Roberto Baggio, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e um dos integrantes do grupo que iniciou a construção das Jornadas no Paraná. “Agroecologia, na essência, é vida”, resume. 

Na avaliação do dirigente do MST, a superação do agronegócio está entre as mudanças estruturais necessárias para o próximo tempo histórico, para frear a destruição da biodiversidade, dos bens comuns e da própria vida humana.

Saiba mais e acompanhe todas as novidades sobre a jornada!
>> Site 

>> Instagram

>> Facebook

>> Youtube

Serviço

  • 20ª Jornada de Agroecologia, de 22 a 26 de novembro
  • Local: campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – ao lado do shopping Estação. Rua Rockefeller, 57 – Bairro Rebouças 
  • Mais informações: https://jornadadeagroecologia.org.br/ 
  • Contato para a imprensa: Ednubia Ghisi (41) 99122-5303
MENU