O Comando Estadual de Greve da APP-Sindicato se reuniu nesta sexta-feira (6) para definir encaminhamentos sobre as próximas ações e debater os encaminhamentos aprovados na assembleia estadual, realizada no último sábado (31). A reunião foi realizada de forma virtual e abriu o debate para que representantes pudessem avaliar a retomada das aulas presenciais.
Durante a reunião, o comando de greve abordou o pagamento das promoções e progressões, que foi anunciado pelo governo Ratinho Jr. na tarde de ontem (5). A direção estadual, junto com o advogado da APP-Sindicato, Ludimar Rafagnin sobre a luta pelo pagamento da Data-Base, que é um dos pontos centrais da pauta da categoria.
“Um dos nossos processos sobre o pagamento da data-base, movido em 2017 está encaminhando para a fase de execução. Junto com a ação, o Fórum das Entidades Sindicais (FES), junto com o economista Cid Cordeiro apresentará a Secretaria de Administração Pública (Seap) um estudo que aponta que o governo têm condições não só de pagar as progressões e promoções, mas também a data-base”, aponta o presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão.
O comando de greve também avaliou a primeira semana do retorno das atividades presenciais no estado e a situação das escolas do Paraná a partir da exposição dos Núcleos Sindicais e das visitas realizadas pela direção estadual. Os(as) presentes reforçaram a importância da convocação do comando de greve caso a Secretaria de Estado de Educação acentue os ataques e a convocatória de estudantes para o ensino presencial nas escolas.
“Precisamos manter o comando de greve alerta para que a qualquer ação ou agravamento da situação, possamos convocar os(as) trabalhadores(as) representantes uma assembleia estadual assim que necessário”, completa Hermes Leão.
Foi enfatizado ainda pelo comando, a necessidade da participação da mobilização do dia 10 de agosto em frente aos Núcleos de Educação Regionais.
A direção estadual informou ainda que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) determinou que a Seed se abstenha de promover o desconto na folha de pagamento dos(as) servidores(as) que participaram da greve de 2021. Foi informado ainda que a Seed marcou uma reunião de negociação com a APP-Sindicato, onde os principais temas da pauta serão centro dos debates.
Confira o calendário de lutas da APP:
- 02 de agosto – live divulgação do programa de acolhimento da UFPR e lançamento do questionário.
- 06 de agosto – 10º Encontro Nacional dos/as Funcionários/as de Escola
- 07 de agosto – Dia do(a) Funcionário(a) de Escola. Sendo agosto o mês dos Funcionários(as) da Educação, serão realizados dois dias de debate sobre a valorização dos(as) funcionários(as) e os impactos da Terceirização
- 07 de agosto – Assembleia Estadual eleitoral
- 10 de agosto – mobilização na Alep
- 11 de agosto – mobilização dos/as estudantes em defesa da educação
- 13 e 14 de agosto – 16ª Plenária Estadual da CUT/PR (PLENACUT)
- 18 de agosto – seguir definição nacional – Fórum das Centrais Sindicais – em defesa do serviço público, contra PEC 32
- 23 a 27 de agosto – preparação para 30 de agosto. Caravanas da educação.
- 30 de agosto – mobilização – Dia de Luto e Luta em defesa da educação pública do Paraná
- 13 a 30 de setembro – CONAPES – Conferências Regionais da Educação
- 19 e 20 de setembro – Seminário Paulo Freire