Neste domingo (30), Curitiba sediará mais uma edição da “Marcha da Diversidade”, evento que celebra o amor e o direito à vida, das diferenças que, em vez de dividir, podem unir a sociedade. A concentração será às 14h, na Praça 19 de dezembro, no Centro Cívico, local de onde sairá a caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
O mote deste ano será “Curitiba Vota com o Orgulho”, reforçando a importância do voto nas eleições deste ano, com atenção para quem defende políticas públicas voltadas para a comunidade.
“Queremos estar na sociedade e este ano será um ano de eleições municipais. Chegou a hora da população LGBT ocupar os espaços e avançar as pautas por direitos. Nós temos uma referência nacional que é a deputada federal Erika Hilton, uma mulher trans negra, periférica. Estas figuras inspiram outras pessoas a se encorajar e dar as mãos para seguirmos cada vez mais na luta”, explica Clau Lopes, professor e ativista LGBTIA+.
A marcha ainda homenageará Oziel dos Santos, homem que foi assassinado a facadas ao defender um casal de ataques transfóbicos na capital paranaense. O caso ganhou repercussão nacional pela violência, preconceito e irracionalidade.
A Marcha da Diversidade de Curitiba contará com trios elétricos, muita música e alegria. Além disso, a organização convoca o público para usar as cores da bandeira do Brasil, além das que já representam a bandeira LGBTI+. Intérpretes de Libras também estarão no palco para ampliar a inclusão do evento.
Com informações da CUT-Paraná