Com certificação da UFPR, APP transmitirá curso de extensão sobre financiamento da educação a partir desta quinta-feira (14) APP-Sindicato

As palestras acontecerão de forma presencial e terão transmissão online, com apoio da APP-Sindicato

Campus Rebouças da UFPR. Foto: Marcos Solivan / Sucom-UFPR

A partir desta quinta-feira (14), às 18h30, a APP transmitirá o curso de extensão ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) “Financiamento da educação e condições de qualidade da educação: desafios para o controle social”.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Serão cinco aulas até o dia 18 de abril que contarão com certificação para educadores(as), conforme a participação nos colóquios. Para receber a certificação, os(as) interessados(as) devem realizar a inscrição no link. As palestras acontecerão também de forma presencial.

A 5ª edição do curso contará com colóquios das professoras doutoras e integrantes do NuPE, Cassia Domiciano, Simony Quirino e Andréa Barbosa Gouveia, além das palestrantes convidadas, a professora Dra. Barbara Cristina Hanauer Toporosky e a professora Dra. Alessandra Bertasi Nascimento.

O curso é aberto ao público interno e externo à universidade, mas tem direcionamento para professores(as), estudantes de licenciaturas, gestores(as) municipais e membros de conselho do Fundeb e dos conselhos municipais de educação.

A Secretaria de Assuntos Municipais da APP-Sindicato reforça que a pasta trabalha para transformar o conteúdo do curso em oficinas práticas em parceria com a Unespar.

NuPE

Desde 2002, o NuPE agrega pesquisadores(as), professores(as) e estudantes que têm como interesse comum os estudos referentes à proposição e à implementação de políticas educacionais; estudos teóricos em políticas educacionais e financiamento da educação; política pública para efetivação e exigibilidade do direito à Educação; políticas educacionais e desigualdade social; relação entre as políticas educacionais e as demandas por educação; políticas para a Educação Superior; sindicalismo e condições do trabalho docente.

Programação

14/03/2024 (Quinta-feira): As bases do financiamento da educação frente ao FUNDEB e a reforma tributária. Palestrante: Professora Dra. Andréa Barbosa Gouveia.

21/03/2024 (Quinta-feira): Os desafios para o financiamento da educação e o FUNDEB permanente. Palestrante: Professora Dra. Cassia Domiciano.

28/03/2004 (Quinta-feira): Controle social e transparência orçamentária: desafios e estratégias. Palestrante: Professora Dra. Simony Quirino.

9/04/2024 (Terça-feira): Qualidade da educação e o financiamento da educação: debates a partir do direito à educação. Palestrante: Professora Dra. Barbara Cristina Hanauer Toporosky.

18/04/2024 (Quinta-feira): O papel dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb. Palestrante: Professora Dra. Alessandra Bertasi Nascimento.