Coletivos de Aposentados(as) se fortalecem com politização e gestão democrática

Coletivos de Aposentados(as) se fortalecem com politização e gestão democrática

Reconstrução iniciada em 2022 já mostra resultados, com forte presença de aposentados(as) nas mobilizações contra privatização em novembro

Elisa Maria Neiva de Lima Muller, secretária de Aposentados(as) ao lado de Maria Adelaide Mazza, ex-secretária da pasta. Foto: Gabriela Zadvorne/ APP-Sindicato

A Secretaria de Aposentados da APP-Sindicato encerra nesta semana as atividades dos coletivos regionais em 2025, comemorando grande avanço no número de participantes nas atividades recreativas e políticas. A politização dos coletivos, reforçada neste ano, já mostra resultados, com forte presença de aposentados(as) nas mobilizações na porta das escolas ameaçadas de privatização, nos dias 18 e 19 de novembro. “É claro que a gente faz festa, pois temos que comemorar a vida, mas, ao mesmo tempo, temos que situar as pessoas para poder enfrentar esse mundo aí, em assuntos como saúde, e política também”, afirma a secretária da pasta, Elisa Maria Muller. 

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Nesta quinta-feira (3), acontece o encontro dos coletivos dos Núcleos de Toledo e Cascavel nas Colônias de Praia de Guaratuba e Itapoá, com 50 participantes. Na agenda, atividades recreativas, culturais e políticas, considerando os desafios das lutas para 2026, como o fim do desconto previdenciário de 14% para os aposentados(as) que recebem abaixo do teto do INSS.

A reconstrução dos coletivos foi iniciada em 2022, quando a secretaria era dirigida pela professora Maria Adelaide Mazza. “O primeiro ano foi difícil, mas conseguimos nos estruturar em Curitiba, Ponta Grossa e alguns outros Núcleos Sindicais. Esse ano tivemos uma adesão fantástica, porque elas se deram conta da importância de lutar coletivamente”, relata.

O aumento da participação dos(as) aposentados(as) pode ser avaliado pela evolução do coletivo do Núcleo Sindical Curitiba Norte, liderado por Elisa antes de assumir a Secretaria de Aposentados estadual. “Quando eu comecei éramos três pessoas. Depois aumentou para cinco. Foi aumentando, aumentando, chegou um momento em que a sala onde nós fazíamos reuniões não cabia mais ninguém, havia mais de 50 pessoas”, conta Elisa.

Elisa Maria Neiva de Lima Muller, secretária de Aposentados(as). Foto: Gabriela Zadvorne/ APP-Sindicato

O crescimento começou com o acolhimento dos(as) aposentados(as), lembra Elisa. “Não éramos muito incisivos na política nesse momento, porque primeiro a gente tinha que conquistar. Nos últimos dois anos, principalmente de julho para cá, eu fui mais na questão da política mesmo”, conta. “A questão política foi um avanço bem significativo, porque a gente mostrou a eles que precisavam estar à frente das situações”, completa Maria Adelaide.

Um dos resultados dessa politização foi a grande participação de aposentados(as) nas mobilizações contra a privatização. “Tivemos vários integrantes do nosso grupo nas escolas, participando e fazendo todo o trabalho, e não só nas escolas, mas também nas redes sociais”, completa.

Maria Adelaide Mazza, ex-secretária da pasta. Foto: Gabriela Zadvorne/ APP-Sindicato

A capacitação para atuar nas redes sociais é outro avanço da Secretaria de Aposentados na gestão de Adelaide, que agora trabalha na transição junto com Elisa. Realizados em parceria com a Celepar, esses cursos proporcionaram alfabetização digital a centenas de educadores(as) aposentados(as).  

Superados os desafios de 2025, a Secretaria de Aposentados já pensa em 2026. Nos dias 24, 25 e 26 de março haverá reunião em Curitiba para Planejamento do ano, com a participação de coletivos de todos os Núcleos Sindicais. “Esse próximo ano vai ser atípico, porque nós teremos no primeiro semestre a Conferência da APP, e no segundo semestre nós vamos ter eleições nacionais. Teremos também a Copa do Mundo e muitos feriados”, diz Elisa. “Essa reunião de planejamento será importante para nós porque as ideias surgem nesses momentos e os aposentados se sentem contemplados. Essa é a gestão democrática, que é uma coisa muito importante dentro da APP”, completa.

Elisa e Maria Adelaide com a revista ‘Vitalidade” da CNTE. Foto: Gabriela Zadvorne/ APP-Sindicato

 

:: Leia também

>> Deputados(as) rejeitam emendas e aprovam mudanças na carreira QFEB, mas prometem melhorias no início de 2024

>> Após pressão, governo envia reestruturação da carreira dos(as) QFEB para Assembleia Legislativa

>> APP apresenta nova proposta de reestruturação da carreira e tabela salarial dos(as) QFEB

MENU