Coletivos de Aposentados(as) da APP realizarão encontros macrorregionais em todo o Paraná

Os encontros contarão com momentos de formação e de interação entre os núcleos sindicais

Bruna Durigan / APP-Sindicato

O Coletivo Estadual de Aposentados(as), em parceria com os Núcleos Sindicais (NS), realizará cinco encontros macrorregionais no estado com o objetivo de informar, formar e debater as pautas da categoria.
Os encontros são abertos a todo(a) aposentado(a) sindicalizado(a). Os(as) interessados(as) em participar devem entrar em contato com seu Núcleo Sindical.

A primeira reunião, marcada para a segunda sexta-feira de maio, 10/05, será no NS da União da Vitória, reunindo os NS de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Pato Branco.

A iniciativa das macrorregionais surgiu a partir das reuniões de planejamento do Coletivo Estadual de Aposentados(as), em março. Nos momentos iniciais de cada encontro, as secretarias de aposentados(as) de cada NS promoverão um momento de formação com a presença da presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (CEDIPI), Jorge Nei Neves e da conselheira do CEDIPI, Bernadete Dal Molin Schenatto.

Para a secretária de aposentados(as), Maria Adelaide Mazza Correia, os encontros serão uma oportunidade de organizar a luta coletiva. “Nós precisamos fazer essas ampliações dos debates, para além da sede estadual da APP, porque há casos de algumas pessoas que não sabem da existência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por exemplo, e nós temos núcleos deste conselho em todo o Paraná, nos 399 municípios”, complementa.

“É uma informação importante para que os(as) aposentados(as) procurem o CMDPI nos seus municípios, a fim de que entendam a representatividade do local. É o espaço mais indicado para buscarem o cumprimento dos seus direitos”, alerta Maria Adelaide.

Programação

• Macro 2 (10/05), Núcleo sede: União da Vitória. Núcleos participantes: Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da      Vitória.
  • Macro 1  (29/05), Núcleo sede: Metro Sul (São José dos Pinhais). Núcleos participantes: Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metrosul, Metronorte, Paranaguá e Ponta Grossa.
  • Macro 3 (12/06), Núcleo sede: Assis Chateaubriand. Núcleos participantes: Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.
  • Macro 4 (22/08), Núcleo sede: Mandaguari. Núcleos participantes: Campo Mourão, Cianorte, Mandaguari, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
  • Macro 5 (23/08), Núcleo sede: Apucarana. Núcleos participantes: Apucarana, Arapongas, Cambará, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina e Jacarezinho.

Planejamento do Coletivo de aposentados(as)

O planejamento do coletivo ocorreu entre os dias 13 e 14 de março. Foram dois dias de debate  sobre os desafios do período, avaliações do último ano e a atuação dos(as) aposentados(as) na jornada de lutas do Sindicato.

No centro da campanha salarial, a isenção do desconto previdenciário até o teto do INSS e a criação de uma política de valorização dos(as) aposentados(as) sem paridade serão temas-chave para a luta dos(as) aposentados(as) ao longo do ano.

Para a Maria Adelaide, a presença dos(as) aposentados(as) em todos os espaços é essencial.

“Sou professora há 54 anos e aposentada há 27 anos, mas em todos esses anos eu nunca tive hora-atividade e só no meu último ano na ativa recebi o terço de férias. Estes direitos são resultado da nossa luta. Continuo na luta para que, além da garantia dos meus direitos, os(as) próximos professores(as) tenham melhores condições de trabalho”, complementa Maria Adelaide.

Isso vai fechar em 0 segundos