Coletivo Nacional de Funcionários(as) da CNTE debate rumos da luta do segmento

Coletivo Nacional de Funcionários(as) da CNTE debate rumos da luta do segmento

Representantes de 21 estados estão reunidos em Curitiba nesta terça(6) e quarta-feira(7)

Evento em Curitiba marca Dia Nacional do(a) Funcionário(a)- Foto: Jordana Mercado

O Coletivo Nacional de Funcionários(as) da Educação, da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), está reunido em Curitiba nesta terça (6) e quarta-feira (7). Representantes de 21 estados discutem os rumos da luta pela carreira e formação desses(as) trabalhadores(as), que têm enfrentado os retrocessos impostos pelo governo federal.

Secretária de Funcionários da APP-Sindicato, a funcionária de escola Nádia Brixner, relata que o evento marca também a comemoração nacional do Dia do(a) dos(as) Profissionais da Educação, celebrado anualmente no dia dia 6 de agosto, e do Dia Estadual do Funcionário de Escola, celebrado anualmente no dia 7 de agosto.

Saiba mais: APP-Sindicato celebra reconhecimento dos(as) funcionários(as) como educadores(as)

Nádia Brixner, secretária de Funcionários da APP-Sindicato – Foto: Jordana Mercado

“Para além de fazer formação e debates de temas pertinentes da atualidade, o Coletivo Nacional de Funcionários tem o objetivo de organizar a ação dos funcionários em todos os estados a partir das orientações da CNTE. Daqui saem ideias e estratégias para o enfrentamento de situações como a terceirização e para dar visibilidade aos funcionários”, comenta.

Durante o evento, os(as) representantes participam de palestras e debates sobre temas como Política educacional do MEC: ataques e consequências; Reforma da Previdência: efeitos para os(as) trabalhadores(as) em educação; e Análise de conjuntura: golpe contra o Estado, os direitos, os movimentos sociais em tempos de mentira e violência institucionalizadas.