Neste final de semana, 16 e 17 de julho, a APP-Sindicato retomará o Coletivo Estadual de Juventude, criado em 2011 com o objetivo de discutir a realidade específica – e problemática – da relação da juventude com o mundo do trabalho.
Segundo o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, o coletivo é voltado para professores(as) e funcionários(as) de escola sindicalizados(as), vindos(as) de todas as regiões do Paraná, com até 35 anos de idade. “É uma proposta de formação de novos dirigentes e para reforçar as organizações e mobilizações na extensa pauta de desafios da geração mais jovem”, explica.
O encontro do Coletivo será no Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), em Curitiba, e na programação está prevista uma formação na parte da manhã de sábado sobre “Como Funciona a Sociedade”, e na parte da tarde sobre “Juventudes e suas organizações”, com uma mesa composta por representantes da APP, CNTE, CUT-PR, MST, Movimento Estudantil, outros sindicatos e movimentos. No domingo de manhã o debate será em torno da “História de Lutas da APP-Sindicato” e na parte da tarde, planejamento das ações do Coletivo de Juventude para o próximo período.
O coletivo é retomado com o desafio de discutir internamente questões próprias dos(as) educadores(as) e, externamente, articulando-se com outros sindicatos e movimentos sociais, lutar contra a precarização das condições de trabalho dos(as) jovens, além de se engajar na luta por políticas públicas para os(as) trabalhadores(as) jovens. Outro desafio será fazer com que os(as) militantes levem o debate sobre o tema ao ambiente escolar e discutam, entre outros temas, o papel dos grêmios estudantis como espaço de formação política e a gestão democrática das escolas.
Para o(a) educador(a) interessado(a) em participar, a inscrição deve ser feita diretamente com o respectivo Núcleo Sindical da APP.
:: Confira a programação completa AQUI