CNTE marca presença no X Colóquio Internacional Paulo Freire APP-Sindicato

CNTE marca presença no X Colóquio Internacional Paulo Freire

Atividade enfatiza tema da “Conjuntura Política com o olhar de Paulo Freire”

Foto: Divulgação

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, participou, em 20 de setembro, da mesa de abertura do X Colóquio Internacional Paulo Freire, na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). A atividade, que teve como tema a “Conjuntura Política com o olhar de Paulo Freire”, faz parte da programação do evento, que segue até o dia 22, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Colóquio, que comemora os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido, tem como objetivo estabelecer pontes de conhecimentos e afetos na abordagem sobre opressão e libertação. As ações se propõem, ainda, a fomentar, a partir do referencial freireano, o diálogo no campo da educação permanente e ao longo da vida; aprofundar a contribuição de Freire para à construção de um mundo solidário; socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento do educador e vivenciadas em ambientes educativos e divulgar resultados de estudos, pesquisas, e extensão baseados nas ideias que visam à uma sociedade mais justa comprometida com a existência humana.

Nesse sentido, são realizadas mesas de diálogo, comunicações orais, círculos de cultura e atividades culturais. Estudiosos do pensamento freireano, educadores de vários níveis, profissionais de várias áreas do conhecimento, notadamente da educação e da saúde, têm participado das edições do encontro. Eles são provenientes de várias partes do mundo, principalmente da América Latina, África, Europa e de vários Estados brasileiros. Dessa forma, a iniciativa tem se constituído em espaço privilegiado de troca de experiências, apresentação de resultados e processos de estudos e pesquisas com referencial no pensamento de Paulo Freire, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes.

Fonte: CNTE