CNTE lança nova edição da revista Retratos da Escola

Temática: “A batalha em torno do gênero: contra ataques na educação básica”

Foto: Divulgação

Já está disponível a nova edição da revista Retratos da Escola – número 28, referente ao período de janeiro a abril de 2020. A temática escolhida para análises e reflexões foi “A batalha em torno do gênero: contra ataques na educação básica”, de extrema relevância no cenário educacional.

Este dossiê conta com dez artigos escritos por especialistas de diferentes áreas do conhecimento que analisam as disputas em torno da inserção dos temas relacionados ao gênero e à sexualidade nas diferentes etapas da educação básica e em múltiplos espaços.

Ao trazer a público estudos, investigações e relatos que analisam currículos, práticas formativas, cotidianos escolares, materiais didáticos, projetos de lei, falas públicas e discursos midiáticos, o intuito deste dossiê é acessar as práticas docentes e as resistências cotidianas no combate às desigualdades sociais, sobretudo aquelas relacionadas ao gênero e às sexualidades, na busca pela construção de uma sociedade mais crítica e menos segregadora.

A edição deste número contou com a participação da doutora Leda Scheibe, pesquisadora na área de Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica e participante dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Educação, Políticas Públicas e Cidadania (UNOESC); e Rede Ibero Americana de Pesquisa em Políticas e Processos de Educação Superior (UNICAMP).

A REVISTA

Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.

O periódico científico quadrimestral, tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor.

Acesse a nova edição da revista aqui e boa leitura!

Fonte: CNTE