Clementina de Jesus (1901 a 1987) | APP-Sindicato

Clementina de Jesus (1901 a 1987)


Clementina de Jesus Silva nasceu em 07 de fevereiro de 1901, em Valença (RJ) e, em 1940, casou-se com Albino Pé Grande, indo morar no Morro da Mangueira. Em 1943, nasceu sua filha Olga e, durante vinte anos, Clementina trabalhou como doméstica e lavadeira, cantando também em bares e restaurantes.

No ano de 1963, foi descoberta pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, na Taberna da Glória, que a levou para participar do projeto “O Menestrel”. No ano seguinte, apresentou-se no show “Rosa de Ouro”, ao lado de Paulinho da Viola, Aracy Cortes, Elton Medeiros e Nelson Sargento. Gravou sua primeira participação no LP “Rosas de Ouro” em 1965 e, em 1966, representou o Brasil no Festival de Cannes, na França, e também no Festival de Arte Negra, no Senegal. Em 1968, lançou o antológico LP “Gente da Antiga”, ao lado de Pixinguinha e, em 1979, lança o LP “Clementina e convidados”.

No ano de 1983, foi homenageada com um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de Paulinho da Viola, João Nogueira, Elizeth Cardoso e outros nomes do samba; foi homenageada também pela “Beija-Flor de Nilópolis” com o enredo “A Grande Constelação das Estrelas Negras”.

Faleceu em 19 de julho de 1987, no Rio de Janeiro, de complicações decorrentes de um derrame.

Músicas e características

Com uma voz rouca, grave e rasgada, Clementina resgatou o conhecimento de seus antepassados e apresentou a cultura africana e também uma formação religiosa pra lá de singular.

Seu samba era o chamado “partido alto”, cantado em forma de desafios e improvisos, e mostrava sua constante luta contra a a discriminação racial e o machismo.

Quelé, como era carinhosamente chamada, tornou-se a artista idosa mais pop do Brasil. Pop como sinônimo de vanguardista, moderna e, sobretudo, popular.

Cangoma Me Chamou (1966)

Tava durumindo, Cangoma me chamou
Tava durumindo, Cangoma me chamou
Disse: levanta povo, cativeiro já acabou
Disse: levanta povo, cativeiro já acabou
Iá, lala, ialá, ialá
Iá, lala, ialá, ialá
E disse: levanta povo, cativeiro já acabou
Disse levanta povo, cativeiro já acabou
E eu tava durumindo, Cangoma me chamou
Tava durumindo, Cangoma me chamou
Disse: levanta povo, cativeiro já acabou
Disse: levanta povo, cativeiro já acabou
[…]

Discografia essencial

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1922 – Modernismo brasileiro

Quando começamos a falar sobre o Modernismo brasileiro, o principal acontecimento é a Semana de Arte Moderna. Evento ocorrido em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, apresentou-nos os principais nomes do movimento e descortinou um mundo de poder e riqueza oriundo da chamada Política do Café com Leite. 

Saiba mais:

Os cem anos da Semana de Arte Moderna – Jornal da USP

Semana de Arte Moderna é considerada marco, mas não iniciou movimento | Agência Brasil

1922 – Ulisses e Paulicéia Desvairada

Em 1922, James Joyce lançava “Ulisses”, livro que revolucionava a linguagem literária tal como era concebida até então. A obra causou furor nos meios literários, sendo, inclusive proibida em alguns países durante vários anos. Já, no Brasil, Mário de Andrade publicava sua “Paulicéia Desvairada”, obra que vem com ares modernistas, ao apresentar versos livres e brancos e também uma homenagem à cidade de São Paulo nos 22 poemas que retratam situações ou fatos históricos singulares referentes à capital paulista.   

Saiba mais:

O “Ulisses” de James Joyce: obscenidade ou obra de arte?

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: Paulicea desvairada: dezembro de 1920 a dezembro de 1921

Repositório Institucional UFC: Os lugares de memória e a São Paulo da década de XX: uma análise sobre Pauliceia Desvairada de Mário de Andrade

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

1959 – Revolução Cubana

Em 1959 ocorria a  Revolução Cubana e Fidel Castro tornou-se presidente de Cuba. De lá para cá, Cuba vive altos e baixos, mas é um país, que apesar dos embargos norte-americanos, supera-se diariamente e se tornou vanguarda em áreas estratégicas como saúde e educação.  

Saiba mais:

Como ocorreu a revolução cubana? | Politize!

O 26 de Julho e o Quartel Moncada: uma derrota que se tornou uma vitória em Cuba

1968 – AI-5

O ano era 1968, o Brasil vivia um regime militar e entre as medidas antidemocráticas instauradas, foi decretado o AI–5 e os militares tiveram passe livre para reprimir, perseguir e prender os opositores do regime.

Saiba mais:

Entenda o que foi o AI-5, ato ditatorial defendido por Eduardo Bolsonaro

O que significou o AI-5 para o Brasil, segundo o historiador Carlos Fico

1986 – Plano Cruzado

Após um complexo cenário econômico no Brasil, foi anunciado, em 28 de fevereiro de 1986, o conjunto de medidas conhecido como Plano Cruzado, durante o governo Sarney. Inflação zero passa a ser a meta. O plano baseava-se na neutralização do fator inercial de inflação, associada ao congelamento de preços e salários.

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

1906 – Primeiro voo do 14-Bis

O céu é o limite! Em 1906, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, levantou voo pela primeira em Paris, em um veículo mais pesado que o ar, e sem precisar de um objeto propulsor para decolar. O primeiro voo do 14-Bis aconteceu no campo de Bagatelle, região central de Paris, na França.

Saiba mais:

O Fato Histórico de Santos Dumont em 7 de setembro: Um Marco na Aviação

Primeiro voo há 115 anos: Santos Dumont aliou invenções à ciência

1968 – Primeiro transplante de coração no Brasil

O primeiro transplante cardíaco no Brasil foi realizado pelo médico Euryclides de Jesus Zerbini. A cirurgia  aconteceu em 26 de maio de 1968, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, sendo o primeiro da América Latina e o quinto do mundo.

Saiba mais:

Estatueta em homenagem ao primeiro transplante cardíaco brasileiro

Área de Matemática e suas Tecnologias

1976 – Fundação da Apple

Fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, no dia 1º de abril de 1976, na Califórnia, com o nome de Apple Computers INC.  A empresa é uma das maiores de tecnologia do planeta. O computador Apple I, criado por Wozniak, foi o primeiro produto para venda. A Apple é responsável pelo desenvolvimento de aparelhos icônicos, como o iPad, iPod e o iPhone.

Saiba mais:

Fundação da empresa Apple

Identidade e histórias da Apple

1929 – "Grande Depressão"

O ano era 1929, no dia 29 de outubro, houve a quebra (crash) da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que representou a falência de milhares de bancos e empresas, além do desemprego desenfreado. Dois fatores antagônicos culminaram com a crise: superprodução e subconsumo (a prova do desequilíbrio). Uma amostra de que a economia não é uma força estática, e sim um conjunto de forças em movimento.

Saiba mais:

O que foi a Crise de 1929 (Grande Depressão)?

Fotos de Clementina de Jesus

MENU