>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
A primeira sessão do Cineclube “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” movimentou a noite de sexta-feira (28) na sede estadual da APP, em Curitiba. O documentário Música Sem Fronteira, de Lia Marchi, abriu o ciclo de exibições mensais de produções brasileiras no Sindicato, um projeto realizado em parceria entre a Unespar e a Secretaria de Formação Política Sindical e Cultura da APP.
O documentário, produzido em 2013, reúne depoimentos de músicos(as), pesquisadores(as) e educadores(as) do Brasil, Portugal e Galícia para suas práticas sobre arte, educação e culturas tradicionais, abrindo espaço para refletir sobre o papel do(a) educador(a) como um(a) artista.
A iniciativa é aberta a educadores(as) e estudantes, e cada sessão é acompanhada de debates sobre o filme para promover reflexões críticas e pensar o fazer pedagógico através do cinema.
Sidineiva Gonçalves de Lima, secretária de Formação Política Sindical e Cultura da APP, reforça a importância de promover espaços de reflexão e fruição cultural. Ela lançou o desafio de cada educador(a) e estudante presente chamar um(a) colega para participar e ampliar a roda de diálogo na próxima exibição.
O próximo filme será Eneida, no dia 19 de maio (sexta-feira), escolhido por retratar o mundo materno no mês em que se comemora o Dia das Mães. Faça sua inscrição prévia por este link.
Além dos filmes e debates, a iniciativa estimula a incorporação dos filmes e suas reflexões na sala de aula.
Solange Straube Stecz, coordenadora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, reforça o poder do audiovisual para entreter e promover debates. “Essa é justamente a magia do cinema e das artes: quando esperamos algo e nos surpreendemos”, afirmou.
Conheça o projeto Diálogos Qualificados – É uma extensão universitária ligada ao Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria do Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Objetiva pesquisar, coletar e estudar a forma como o ensino de Artes vem sendo inserido na matriz curricular na educação básica pelos(as) docentes.
>> Agenda Cineclube:
19 de maio (sexta-feira) – Eneida
23 de junho (sexta-feira) – A Alma do Gesto
28 de julho (sexta-feira) – Ferrugem