Sinopse
O filme de ação, criado a partir do livro homônimo de Paulo Lins (1997), aborda o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida pela violência e pelo perigo. Mostra a história e os caminhos de dois amigos que cresceram juntos
neste universo, Dadinho (Douglas Silva, na infância) e Buscapé (Alexandre Rodrigues), com rumos e perspectivas de vida diferentes. Buscapé vive amedrontado com a possibilidade de se tornar bandido e
tem vontade de mudar, tornando-se fotógrafo por sua habilidade de se comunicar pelas câmaras. Já Dadinho, que na vida adulta atende como Zé Pequeno (Leandro Firmino), torna-se o temeroso chefão do tráfico da região, dando continuidade a um legado de violência e sofrimento, pois é capaz de tudo para vencer na vida, custe o que custar.
Ficha técnica
Ano de lançamento: 2002
País: Brasil
Duração: 2h10
Gênero: Drama, Policial
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Roteiro: Bia Salgado e Bráulio Mantovani
Elenco: Alexandre Rodrigues, Douglas Silva, Leandro Firmino, Alice Braga, Babu Santana
Prêmios
• Indicações no Oscar 2004 – Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia.
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2003 – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia; Melhor Som, Melhor Montagem.
Trailer
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
O filme Cidade de Deus, lançado em 2002, nos transporta para as décadas de 1960 e 1980 no Brasil, sendo uma época de efervescência cultural. Um movimento importante foi o Cinema Novo, que surgiu no início dos anos 60, e tinha como objetivo mostrar a realidade brasileira de forma direta e crítica, expondo temas como a desigualdade social, a pobreza e a exploração.
Saiba mais sobre filmes do Cinema Novo:
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha: Considerado um dos maiores marcos do Cinema Novo, aborda a miséria, a religiosidade popular e a violência no sertão nordestino.
Já o Tropicalismo (1967 – 1968) destacou-se pelo impacto cultural à época, sendo uma explosão de criatividade que mesclou elementos da cultura popular brasileira com tendências estéticas internacionais (pop art, rock psicodélico). Rompeu tradições e promoveu a “antropofagia” cultural, ou seja, a deglutição das influências estrangeiras e a sua transformação em algo autenticamente brasileiro. Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Torquato Neto e Os Mutantes foram os principais nomes. O movimento foi de curta duração, em grande parte devido à repressão da ditadura.
Saiba mais:
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
Nos anos 80, os movimentos feministas ganharam força. As mulheres lutavam por mais igualdade de direitos e conquistaram espaço no mercado de trabalho, com campanhas intensas por isonomia salarial e contra a violência doméstica. Apesar desses avanços, valores patriarcais ainda eram predominantes, criando barreiras culturais.
Saiba mais:
Feminismo: A criação das primeiras delegacias da mulher no Brasil, em 1985, foi um marco na luta contra a violência de gênero.
Simultaneamente, o movimento LGBTQIA+ emergiu com destaque, impulsionado pela crise da Aids. A epidemia trouxe estigma,mas também deu maior visibilidade à comunidade e gerou a necessidade de reivindicar direitos e respeito.
Saiba mais:
Movimento LGBTQIA+ e Aids: A mobilização da comunidade e de ativistas foi crucial para exigir do Estado ações de prevenção e tratamento da Aids, além de combater o preconceito.
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fez história ao se tornar o primeiro ser humano a viajar ao espaço a bordo da espaçonave Vostok 1, observando a olho nu a característica tonalidade azul do nosso planeta.
Apenas oito anos depois, em 20 de julho de 1969, a humanidade alcançou outro feito: a missão Apollo 11, com os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr., não apenas uma viagem ao espaço, mas também pousou na superfície lunar. Pela primeira vez, seres humanos tiveram a oportunidade de pisar no “solo” de outro corpo celeste: a Lua.
Saiba mais:
Área de Matemática e suas Tecnologias
A Matemática Moderna surgiu nas décadas de 60 e 70, focada na teoria dos conjuntos e na abstração, o que dificultou o aprendizado na Educação Básica. Em resposta, nos anos 70, o movimento “Educação Matemática” uniu professores e pesquisadores para entender como as crianças constroem conhecimento e buscar novas formas de avaliação. Já nos anos 80, a resolução de problemas se tornou o ponto central do ensino da Matemática.
Consulte o portal do Ministério da Educação (MEC) para saber mais sobre os parâmetros curriculares nacionais / Matemática (aqui).