Ciclo de encontros entre pesquisadores(as) e professores(as) da rede pública discute educação básica

Ciclo de encontros entre pesquisadores(as) e professores(as) da rede pública discute educação básica

Sextas na Pós vai abrir diálogos entre educadores(as) a partir de pesquisas feitas nos programas de pós-graduação da UFPR

“Teoria e a Prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto da Educação Básica” é o tema do primeiro encontro Sextas na Pós: Conversas entre Professoras (es)”, que acontece na próxima sexta-feira (11) , das 19 às 21h, com transmissão pelo YouTube.

A intenção do Sextas na Pós é reunir professores(as) das redes públicas de todos os níveis de ensino, abrindo diálogos a partir das pesquisas feitas nos programas de pós-graduação da UFPR. 

Os encontros acontecerão semanalmente, com transmissão nos canais no Youtube do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), promotores(as) do evento.

“Convidamos toda a categoria a participar desses encontros. Essa iniciativa é de suma importância para o processo coletivo de reflexão das políticas educacionais e do seu impacto na formação de professoras e professores”, observa Vanda Santana, secretária Educacional da APP.

“Fazer esse debate tendo como método o encontro da Educação Básica com a Graduação e a Pós-Graduação possibilita que realizemos ações articuladas, na superação do modelo neoliberal e fortalecimento da educação pública e de qualidade socialmente referenciada”, completa Vanda.

O primeiro encontro terá a participação dos professores da linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto da Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação. Serão apresentados resultados de pesquisas sobre letramento corporal e ciclismo educacional; virtualidade na formação presencial do professor formador e bullying na Educação Básica.

“A integração entre os docentes do ensino básico e fundamental com docentes do ensino superior e pós-graduação oportuniza levar à sociedade a pesquisa desenvolvida dentro do ambiente acadêmico, exercendo um papel  fundamental na melhoria da qualidade do ensino e do incentivo a novas perspectivas de formação”, diz a professora Andréa E. M. Stinghen, vice-presidente da APUFPR.

Estão programados 27 encontros remotos, sempre às sextas-feiras, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube dos Programas de Pós- Graduação em Educação e em Letras.

O segundo encontro será dia 18 de março e vai mostrar trabalhos sobre teoria e prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto do Ensino Superior. No dia 25 de março acontecerá o terceiro encontro, quando serão apresentadas pesquisas sobre as percepções docentes e relação entre disciplina e hierarquia em colégios militares, aprendizagem em saúde mental e jogos cooperativos no Ensino Fundamental.

Acesse a programação completa.

 

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