Francisco de Assis França, artisticamente conhecido como Chico Science, nasceu dia 13 de março de 1966, em Olinda (Pernambuco). O caçula de quatro irmãos, filhos de Rita e de Francisco França, vivenciaram uma infância e juventude simples no bairro de Rio Doce.
Chico sempre foi fã de música com apreço cultural. A sonoridade de James Brown e Kurtis Blow chamavam sua atenção pela representatividade do soul-music e do hip-hop norte-americano.
Influenciado pelos passos da dança do cantor Michael Jackson, em 1984, Chico entrou para a Legião Hip-Hop, um dos principais grupos de dança de rua do Recife. Assim, sua vida pessoal começa a ganhar vida musical. Porém,no auge do sucesso, sua vida foi interrompida por um acidente de carro na rodovia que liga Recife à Olinda, no dia 2 de fevereiro.
Músicas e características
Chico Science formou seu primeiro grupo musical em 1987 – “Orla Oribe”, um conjunto de black music de curta duração. Logo após, fundou a banda “Loustal”.
Sua participação para a renovação no cenário artístico e cultural pernambucano aconteceu com a sua colaboração para o movimento “Manguebeat”, em 1990. Já no ano seguinte, a atenção se vira para o grupo afro de percussão de Olinda, “Lamento Negro”, executando um trabalho de educação popular na periferia do Recife.
Foi em 1993, com a fusão dos grupos “Lamento Negro” e “Loutsal”, que nascia a banda “Chico Science e Nação Zumbi”, passando a atrair a atenção da mídia durante a turnê em São Paulo e Belo Horizonte. A banda se projeta nacionalmente com o lançamento do primeiro disco, “Da Lama ao Caos”, em 1994. O segundo disco, lançado em 1996, “Afrociberdelia” , culminou com a excursão da banda pela Europa. A banda seguiu sua trajetória sem a participação do vocalista Chico Science após a sua partida.
A Cidade (1994)
Oi minha amada veja o que eu vou lhe contar
Não se preocupe que eu não vou lhe perturbar
Eu tenho pena de ver o seu sofrer
Aí meu canto e vamos nós juntinho viver
Eu tenho pena de ver o seu sofrer
Boa noite pra quem chegou
Boa noite pra quem ‘tá chegado
O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas
Não importa se são ruins, nem importa se são boas
E a cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs
A cidade não para, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce
[…]
Discografia essencial
- Da Lama ao Caos (1994)
- Afrociberdelia (1996)
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
Mais uma história para desvendar com o lançamento do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 1997, escrito pela autora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento da primeira edição, a saga ganhou grande popularidade e deu origem a filmes e jogos.
Saiba mais:
Em 1994, a Fórmula 1, um esporte que envolve atividade física, competições e regras, teve que se despedir do piloto brasileiro Ayrton Senna, que também era empresário e filantropo. Sua morte provocou uma das maiores comoções da história do Brasil com repercussão mundial.
Recentemente, no dia 29 de novembro de 2024, aconteceu o lançamento da série “Senna”, disponível na Netflix, e conta a trajetória de um dos maiores pilotos da história da F1.
Saiba mais:
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
Em 1980, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável por alguns dos principais prédios da capital brasileira, cria o Memorial JK (Juscelino Kubitschek) em Brasília.
Saiba mais:
Memorial JK
Em 1993, Nelson Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz que lutou contra o regime racista e segregacionista. Mandela foi preso diversas vezes, enfrentou julgamentos e passou anos na prisão. Ele foi o primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul.
Saiba mais:
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
Em 1985 foi identificado, por climatologistas, o buraco na camada de ozônio. Saiba mais sobre o que é, efeitos e distribuição do ozônio atmosférico: aqui.