Cerimônia de posse marca início de gestão da APP-Sindicato

Cerimônia de posse marca início de gestão da APP-Sindicato


Foto: Brunno Covello

No período em que completa 70 anos, a APP-Sindicato é protagonista de um processo de eleição que fica marcado na história da entidade. A Chapa 1 – Somos Mais APP foi eleita com 18.149 votos, o equivalente a 56,30% dos votos computados para a direção estadual. Em cerimônia de posse, a direção deu início ao novo período à frente da APP nos próximos 4 anos nessa sexta-feira(20).  Oficialmente empossada desde o dia 29 de setembro, a direção é composta por 24 educadores(as) vindos(as) de diversos núcleos sindicais do Estado.

Na mesa de abertura da cerimônia, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e sindicatos destacaram o papel da APP-Sindicato na luta pela educação pública no Estado, além da luta nacional e do reconhecimento internacional que a APP-Sindicato tem.

“A APP é um instrumento de luta da educação paranaense, o nosso maior sindicato. Sei da grande importância que o nosso sindicato tem para a educação e para a classe trabalhadora. Vejo aqui lideranças de várias entidades presentes nesse ato festivo de posse. E a razão de tantas lideranças estarem presentes nesse evento, é por reconhecem esse trabalho grande e bonito que a APP desenvolve no Paraná e no Brasil”, disse o deputado estadual Professor Lemos.

 

 

“A APP tem colocado o seu nome da história deste Estado, que tem vivido o período mais difícil da nossa história, com ataques à democracia e aos direitos do trabalhador. Esse sindicato tem se colocado à disposição, norteando as principais lutas de defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora”, disse o representante da União Paranaense de Estudantes Secundaristas, Marcelo Miranda.

 

 

“É um sindicato que assume a luta da classe trabalhadora. E a luta pela educação com uma garra que nos faz lutar junto. Queremos dizer a importância da APP para nós do MST, para a educação no campo. Esse movimento da educação é um movimento que humaniza e torna as pessoas humanas, essa é a finalidade da educação. Esse é o papel que a APP tem desempenhado”. disse a representante do Movimento Sem Terra (MST), Maria Isabel.

 

 

“Para nós da CUT, é um imenso orgulho ter a APP como filiada. É o maior sindicato deste Estado e filiado à nossa central sindical. A APP é de luta, está junto com a Frente Brasil Popular e tem lado, o lado da classe trabalhadora. Nessa eleição, a base escolheu a chapa que melhor representa a classe trabalhadora desse Estado”, disse a presidenta da Central Única dos Trabalhadores – Paraná (CUT-PR), Regina Cruz.

 

 

“Hoje eu vim pra festa! A gente se junta para apanhar e lutar, mas hoje é dia de celebrar! Acredito que temos muitas razões para celebrar. Um sindicato como este, neste Estado, com uma luta frente à uma conjuntura extraordinariamente negativa e que está resistindo com muita força, é motivo para comemorar . Esse é o espaço de resistência e força da classe trabalhadora”, disse a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmem Helena Ferreira Foro.

 

 

“Essa direção não foi eleita apenas para cumprir um mandato à frente do sindicato. Mas foi eleita porque já deu provas de que são as pessoas que defendem a educação pública, gratuita, laica, emancipadora e inclusiva. Essa é a chapa que a categoria acredita e que vai continuar fazendo a diferença em defesa da escola pública no nosso país. Desejo muito sucesso, força e energia. Vocês sabem que podem contar sempre com a CNTE”, destacou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho.

 

O coordenador da Comissão Eleitoral Estadual, José Valdivino, fez a posse dos(as) dirigentes(as) e destacou o papel fundamental da Comissão no processo eleitoral. “A Comissão desenvolveu seu trabalho para garantir que o regimento eleitoral escolhido pela categoria fosse seguido rigorosamente. Em nome da Comissão Eleitoral, procede a posse da Chapa 1 – Somos Mais APP e dos 9 membros titulares e 9 suplentes para o Conselho Fiscal da Entidade, de 2017 a 2021”, disse o educador.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, fez o acolhimento a todos(as) os(as) educadores(as) presentes na cerimônia, assim como seus(as) familiares e amigos(as). Também destacou a presença de funcionários(as) da APP-Sindicato que contribuem para a luta diária na entidade. “Nós temos que comemorar a história da APP e o processo democrático da eleição dos seus dirigentes. Essa foi uma eleição realizada com segurança, com voto eletrônico e o trabalho de milhares de pessoas, desde os educadores envolvidos, Comissão Eleitoral, auditores e funcionários do sindicato”, destacou o presidente.

Em sua fala, Hermes chamou a atenção para a importância do cultivo de valores humanísticos na sociedade. “Além de ocuparmos as ruas para defender a educação, nós precisamos desenvolver uma relação amorosa, como dizia o mestre Paulo Freire, entre todos nós. A atenção, diálogo, paciência e valores que hoje vão se perdendo com a solidão, individualismo e consumismo, cada vez mais presentes na vida das pessoas contaminadas com desamor. Nós precisamos desenvolver os valores da solidariedade e aqueles que deram origem ao surgimento dos sindicatos pelo mundo”, disse.

Hermes destaca que o período de luta e resistência que a educação está passando continua e que a direção está pronta para fazer o trabalho necessário de enfrentamento aos ataques do governo. “Ao mesmo tempo em que celebramos o processo democrático das eleições, estamos cientes da responsabilidade que é estar à frente do maior sindicato do Estado. Um período que exige seriedade e muito trabalho. A direção conta com o trabalho de educadores de diversas regionais, que trazem para os debates da APP estadual a realidade das escolas de todo o Estado. Além disso, novas secretarias foram aprovadas pela categoria e serão colocadas em prática nessa gestão. São frentes de trabalho importantes no sindicato e que devem melhorar o atendimento ao sindicalizado e o debate político com o governo”, pontua.

Conheça a direção e as secretarias da APP-Sindicato:

Presidência – Hermes Silva Leão

Secretaria Geral – Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana

Secretaria de Finanças – Walkiria Olegario Mazeto

Secretaria de Administração e Patrimônio – Maria Madalena Ames

Secretaria de Organização – Tereza de Fátima dos Santos Rodrigues Lemos

Secretaria de Aposentados(as) – Valci Maria Matos

Secretaria de Assuntos Municipais – Celso José dos Santos

Secretaria Executiva de Assuntos Municipais – Marcia Aparecida de Oliveira Neves

Secretaria Educacional – Taís Maria Mendes

Secretaria Executiva Educacional – Cleiton Costa Denez

Secretaria de Formação Política Sindical e Cultura – Arnaldo Vicente

Secretaria de Executiva Formação Política Sindical e Cultura – Paulo Sérgio Vieira

Secretaria de Comunicação – Luiz Fernando Rodrigues

Secretaria Executiva de Comunicação – Claudinei Benedito Pereira

Secreta de Sindicalizados(as) – Elizamara Goulart Araújo

Secretaria de Assuntos Jurídicos – Mário Sérgio Ferreira de Souza

Secretaria de Políticas Sindical – Simone Regina Cechi

Secretaria de Política Social e Direitos Humanos – Joselisa Teixeira de Magalhães

Secretaria de Funcionários(as) da Educação – Nádia Aparecida Brixner

Secretaria da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBT – Lirani Maria Franco da Cruz

Secretaria Executiva da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBT – Claudemar Pedroso Lopes

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao racismo – Luiz Carlos do Santos

Secretaria de Saúde e Previdência – Ralph Charles Wedpap

Secretaria Executiva de Saúde e Previdência – Joana D’Arc Franco Bertoni

Fotos: Brunno Covello

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU