Central do Brasil (1998) | APP-Sindicato

Central do Brasil (1998)


Sinopse

Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que, para sobreviver, escreve cartas para pessoas analfabetas. Seu “escritório” fica na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Sua rotina vira de cabeça para baixo quando ela passa a cuidar de Josué (Vinícius de Oliveira), um menino de nove anos que teve a mãe atropelada por um ônibus na estação. A relação conflituosa, terna e até mesmo engraçada dos dois personagens faz com que eles vivam inúmeras aventuras na viagem que Dora, por sentimentos de culpa, faz com o menino para o Nordeste a fim de localizar o pai de Josué. Na viagem

atribulada, o caminho da dupla se cruza com César (Othon Bastos), caminhoneiro por quem Dora se apaixona. No final da viagem, há encontros e desencontros que acabam selados por cartas. Para além da trama, o espectador percorre com a dupla, por um Brasil de contrastes e carências. A atuação brilhante de Fernanda Montenegro rendeu-lhe diversos prêmios e uma indicação ao Oscar.

Ficha técnica

Ano de lançamento: 1998
País: Brasil
Duração: 1h50
Gênero: Drama
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Direção: Walter Salles
Roteiro: João Emanuel Carneiro
Elenco: Fernanda Montenegro, Caio Junqueira, Vinícius de Oliveira, Marília Pera, Matheus Nachtergaele

Prêmios

Festival de Havana 1998Melhor Filme, Melhor Atriz.
 Satellite Awards 1998 – Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
 
Festival de Berlim 1999 – Ursos de Ouro e Melhor Filme, Melhor Atriz
 
Indicado ao Oscar 1999 – Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz
 
Globo de Ouro 1999 – Melhor Filme Estrangeiro

Trailer

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

Constituição de 1988

A Constituição de 1988 representou um divisor de águas para a cultura brasileira, ao estabelecer o papel do Estado como promotor e garantidor do acesso às artes, impulsionando a democratização do cenário cultural. No mesmo ano, exposições como ‘Estética de uma amizade – Alfredo Volpi (1896-1988) e Bruno Giorgi (1905-1993)’ celebraram a relevância de artistas fundamentais para a identidade artística do país.

Saiba mais:

O que mudou na área cultural

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)

 Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 foi um período crucial na história do Brasil, marcando a transição do regime militar para a democracia. Existem alguns pontos-chave sobre esse período como: fim da ditadura militar, abertura política (redemocratização) e eleição de Tancredo Neves (1985).

Voto aos 16 anos

A aprovação do voto aos 16 anos no Brasil também é um marco na história da democracia brasileira. A decisão ocorreu durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, resultando na inclusão do voto facultativo para jovens de 16 e 17 anos na Constituição Federal de 1988.

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

Mecânica Quântica

1900 marca a descoberta da mecânica quântica, um dos pilares da física moderna, que teve um desenvolvimento gradual ao longo do início do século XX alavancada por diversos cientistas.

Projeto Genoma Humano

O Projeto Genoma Humano, um marco na história da ciência, foi uma iniciativa internacional com o objetivo de mapear e sequenciar todo o genoma humano. A data oficial de início do projeto foi 1990, sob a liderança de James D. Watson, os estudos preliminares que pavimentaram o caminho para esta empreitada começaram em 1988.

Área de Matemática e suas Tecnologias

1988 – Primeiro vírus de computador

1988 marcou um ponto de inflexão na história da internet. O ‘Worm da Internet de 1988’, o primeiro vírus de computador conhecido, não apenas expôs vulnerabilidades críticas, mas também catalisou uma mudança fundamental na forma como a segurança da informação era abordada.

Saiba mais:

Morris worm ou Internet worm

MENU