Celebração da Classe Trabalhadora teve música e solidariedade APP-Sindicato

Celebração da Classe Trabalhadora teve música e solidariedade

Dia 1º de Maio virtual também destacou o enfrentamento da pandemia

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras – a celebração foi realizada pela internet. A CUT organizou o evento ao lado de CGTB, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central, Pública e UGT. Duas centrais, CSP-Conlutas e outra Intersindical, organizaram evento virtual à parte. Com a participação de lideraças dos mais diferentes espectros políticos e movimentos sociais, a programação começou às 11h30 e terminou por volta das 17 horas, com muita música, participação de artistas nacionais e internacionais, momentos de solidariedade e arrecadação de recursos para os mais vulneráveis, além de críticas no cenário político.

>> Acesse o vídeo do evento na íntegra

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, “Bolsonaro continua com seu discurso genocida. Bolsonaro continua atacando a política de isolamento, continua a atacar os governadores, os prefeitos, continua a atacar a democracia, o movimento sindical, em especial a CUT, e também os direitos dos trabalhadores”. Na avaliação do sindicalista, “O povo brasileiro merece retomar o caminho do crescimento econômico, o caminho da geração de emprego, das políticas sociais, da tranquilidade social, da igualdade, da melhoria dos serviços públicos. E isso virá com a luta. Só na luta e na pressão popular nós vamos afastar Bolsonaro e vamos construir o país que a gente quer”.

Ao longo da programação diversos artistas também falaram sobre a importância da empatia e solidariedade para o enfrentamento da pandemia. O ator norte-americano Danny Glover, propôs: “Também precisamos começar a construir o futuro. E construir o futuro significa mudar esses sistema baseado no lucro e criar e desenvolver um sistema que se importe com a gente, com os trabalhadores, se importe com a pobreza e com as pessoas pobres. Nós temos que fazer isso não só por nós mas também para o próprio planeta”.

>> Acesse a plataforma todomundo.org para fazer doações que são organizadas pelas frentes de movimentos populares

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo lançaram, junto a artistas brasileiros, o clipe da música “O Sal da Terra”, como uma homenagem ao Povo Brasileiro no Dia da Classe trabalhadora. Acesse o vídeo.

::Discurso do presidente da CUT (leia aqui).

Fonte: CNTE (com edição)

MENU