CCJ derruba projeto para diminuir número de alunos em sala de aula

CCJ derruba projeto para diminuir número de alunos em sala de aula


Há um ano tramitando na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 211/2015 de autoria dos deputados estaduais Requião Filho (PMDB) e professor Lemos (PT), foi rejeitado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O motivo atribuído para a derrubada do projeto foi o Art.66, IV, da Constituição Estadual que especifica competência privativa do Executivo tratar desse assunto.

Votaram a favor do projeto os deputados Nereu Moura (PMDB) e Péricles de Mello (PT). E votaram contra a diminuição do número de alunos em sala de aula, os deputados Claudia Pereira (PSC), Guto Silva (PSD), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM), Felipe Francischini (SOD) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

O objetivo do projeto era diminuir o número de alunos em sala de aula e melhorar a qualidade do ensino no ambiente educacional. “É uma agenda antiga dos educadores, prevendo um número máximo de crianças e adolescentes, que varia de 8 a 35 alunos em sala, de acordo com a idade e o nível escolar. É lamentável que o governo do Estado não tenha este mesmo entendimento, nem interesse em melhorar a qualidade do ensino no Paraná”, declarou Requião Filho. Ainda cabe recurso.

Segundo a proposta rejeitada, as turmas passariam a ser compostas por:

Ensino Infantil (0 a 2 anos) – até 8 alunos

Ensino Infantil (3 anos de idade) – até 15 alunos

Ensino Infantil (4 a 5 anos de idade) e Ensino fundamental (séries iniciais) – até 20 alunos

Ensino fundamental (2º ao 5º ano) – até 25 alunos

Ensino fundamental (6º ao 9º ano) – até 30 alunos

Ensino médio – até 35 alunos.

Confira o voto dos(as) deputados da CCJ:

Fonte: gabinete do deputado Requião Filho

 

Favoráveis:

FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015

 

 

 

 

 

 

 

Deputados(as) que votaram contra a constitucionalidade do projeto:

FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015 FOTOS_DEPUTADOS_2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENU