Apresentamos Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza. Nascido no dia 4 de abril de 1958, no Rio de Janeiro. Filho do produtor musical João Araújo e da cantora Lucinha Araújo, desde pequeno conviveu com nomes da nossa Música Popular Brasileira.
Crescido no bairro Leblon, estudou em tradicionais colégios, escrevia poemas, mas beirava à reprovação e à expulsão. Mais tarde, passou em Comunicação, porém, desistiu em três semanas. Em 1976, começa a frequentar o Baixo Leblon, levando uma vida boêmia. Trabalha na gravadora Som Livre e o universo musical se faz sempre presente.
Foi para os Estados Unidos cursar fotografia, despertando o gosto pela literatura da “Geração Beat”, que também vai influenciá-lo artisticamente.
Em 1980, Cazuza retornou ao Rio de Janeiro e ingressou no grupo teatral “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, no Circo Voador. Nessa época, cantou em público pela primeira vez, na peça “Paraquedas do Coração”.
De lá até 1989, quando declara publicamente que é soropositivo e lança seu último disco gravado, “Burguesia”, já debilitado e sentado em uma cadeira de rodas. Muitas são as lembranças do eterno “Exagerado” (1985), falecido no dia 7 de julho de 1990, no Rio de Janeiro. Escrito em sua lápide está o nome de seu último sucesso: “O Tempo Não Para”.
Músicas e características
Cazuza desde criança tinha preferência pelas canções dramáticas e melancólicas.
1981 marca o início da sua carreira, ao ser indicado pelo cantor Léo Jaime a um grupo de garotos do rock que precisam de um vocalista. Dos ensaios de garagem, nasce a banda “Barão Vermelho”, com Cazuza (vocais), Frejat (guitarra), Dé Palmeira (baixo), Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria). Depois Cazuza começa a compor com Frejat e a banda começa a ter repertório próprio. As rádios da época não colaboraram e “Barão Vermelho” ficou conhecida como “banda maldita”, ganhando repercussão apenas quando Ney Matogrosso gravou “Pro Dia Nascer Feliz”, dando vida pública para o grupo que deslanchou e foi convidado a compor e a gravar o tema do filme “Bete Balanço”.
Em 1985, Cazuza sai da banda e lança carreira solo com o álbum de rock “Exagerado”. Já em 1987, ciente de ter contraído a Aids, Cazuza lança um álbum com canções mais românticas e em 1988 lança outro chamado “Ideologia”, incluindo sucessos como “Faz Parte do Meu Show” e “Brasil”, e sua turnê é dirigida por Ney Matogrosso.
Brasil (1988)
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
[…]
Discografia essencial
- Exagerado (1985)
- Só se For a Dois (1987)
- Ideologia (1988)
- O Tempo não Pára (1988)
- Burguesia (1989)
- Cazuza & Barão Vermelho: Melhores Momentos (1989)
- Por Aí (póstumo) (1991)
- O Poeta Está Vivo (póstumo) (2005)
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
Em 1982, ocorre a estreia nos cinemas do filme “E.T, O Extraterrestre”. O filme é inesquecível e envolve gerações até hoje sem perder aquele envolvimento e a magia da época. Steven Spielberg criou um sucesso avassalador de bilheteria.
Saiba mais
E.T, O Extraterrestre
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
No dia 22 de novembro, em 1963, em Dallas (Texas) Barulhos de tiros assustaram a multidão. Aconteceu o assassinado do então presidente dos Estados Unidos J. F. Kennedy Eleito em 1960, Kennedy tornou-se o segundo mais jovem presidente do seu país, depois de Theodore Roosevelt.
Saiba mais:
Em 1983, começa o movimento político “Diretas Já” às eleições ao cargo de presidente da República no Brasil. O movimento foi marcado por comícios em várias cidades e com apoio popular, terminando em 1984.
Saiba mais:
Em 1981, Rondônia passa a ser um dos 27 estados da Federação, somando-se ao mapa do Brasil> O novo estado faz fronteira com a Bolívia e divisa com os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso.
Saiba mais:
Geografia de Rondônia
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
Em 1983, os pesquisadores Luc Montagnier e Robert Gallo identificam o vírus da Aids. Veja também: Unaids – Esta página é resumo das estatísticas sobre HIV e AIDS disponíveis nos relatórios do UNAIDS, assim como informativos do Brasil atualizados pelo Ministério da Saúde.
Saiba mais:
A tecnologia se faz presente com o nascimento da primeira bebê de proveta do Brasil e da América Latina: Anna Paula Caldeira, em 1984, pela técnica de fertilização in vitro. Em 1978, aconteceu o primeiro caso de nascimento por essa evolução na Inglaterra.
Saiba mais:
História Hoje: primeiro bebê in vitro