As políticas de ação afirmativa na educação foram reunidas em uma cartilha pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo é informar os potenciais beneficiários e ajudá-los a conquistar uma vaga na universidade.
A cartilha “Universidade para Todos: Ações Afirmativas e Inclusão nas Universidades Brasileiras” pode ser acessada gratuitamente neste endereço.
“Os alunos de colégio público são, naturalmente, candidatos, mas não sabem, não têm realmente informações sobre como funciona, como se inscrever, quais são as categorias de beneficiados”, afirma o coordenador do Gemaa, João Feres.
O guia orienta sobre as políticas de ação afirmativa disponíveis e como os alunos podem se beneficiar dos programas governamentais. Há informações sobre os tipos de cotas existentes e como são distribuídas as vagas.
A publicação detalha o funcionamento do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa de Bolsa Permanência e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para acesso a oportunidades.
A cartilha explica também como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Outro tema abordado é o avanço em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior ao longo do tempo.