Somente com um novo modelo de saúde que contemple tudo que já foi mencionado anteriormente, os(as) servidores(as) públicos(as) do Estado terão uma saúde de qualidade.
Como já afirmado anteriormente, o FES não é contra a identificação dos servidores na utilização do cartão que possibilitará uma administração mais clara e rápida das informações referentes à saúde e transparência dos gastos do governo no sistema SAS, isso sempre foi pauta de reivindicação do FES.
Esse cartão, não é fruto do diálogo com os servidores, como já foi mencionado pelo Governador.
Nesse cartão, não vemos nada do que mencionamos anteriormente ser necessário na mudança para um atendimento digno e de qualidade, ou seja, mudança do que realmente interessa!
O servidor não quer uma maquiagem no SAS, mas sim, um novo modelo de saúde já!
Para esclarecimento seguem informações quanto ao funcionamento do cartão:
Conforme informações do governo do estado do Paraná, os servidores públicos civis efetivos, ativos e aposentados, militares da ativa, da reserva remunerada e reformados, aos respectivos dependentes, bem como aos pensionistas na condição de beneficiários do SAS, começaram a receber o Cartão Vida Paraná. O documento terá a função de identificação do servidor e beneficiário do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e também para a utilização como meio de pagamento nas compras de produtos benefícios e promoções em estabelecimentos credenciados, sendo está última opcional.
Objetivos do cartão:
Gestão de Informações no setor da saúde: Acesso da administração do governo das informações referentes aos procedimentos efetivamente realizados pelos prestadores “hospitais” credenciado do SAS; acesso ao histórico clínico dos beneficiários por parte do hospital credenciado.
Utilização como pagamento de compras de produtos benefícios e promoções: O titular poderá fazer o pagamento nas compras de produtos benefícios e promoções em estabelecimentos credenciados.
Conforme esclarecido pelo governo, o cartão não terá cobrança de taxas ou anuidades para os usuários, e nem custo para o Estado.
O valor que apareceu no contra-cheque do servidor descrito como cartão Vida Saúde, não é desconto, mas sim a margem inicial de 10% para o consignável que poderá ser utilizada como limite para pagamento em parcela única, com desconto em folha, em compras nos estabelecimento credenciados.
O cartão chega às mãos dos titulares com margem inicial de 10% para o consignável. Essa margem pode ser zerada ou alterada a qualquer momento pelo servidor.
Para a função de pagamento, é necessário desbloqueá-lo na Central de Atendimento do Cartão pelo telefone 4007-2727 ou 0800 000 2727 e, ainda, optar pela percentagem da margem consignável que deseja utilizar. É a mesma margem das operações de consignação do líquido consignável apontada no contracheque.
Os usuários recebem o cartão com percentual previamente definido de 10%, mas poderão alterá-lo, escolhendo entre 0% e 100%, dentro da margem consignável. A alteração da opção deve ser feita até o dia 10 de cada mês, com validade a partir do dia primeiro do mês subsequente, podendo ser alterada apenas uma vez por dia. O histórico de acessos das margens cadastradas fica disponível aos usuários para consulta.
Não há necessidade de qualquer desbloqueio para uso somente nas unidades médicas, pois será utilizado apenas como documento de identificação do servidor e beneficiário do Sistema de Assistência à Saúde (SAS).
Os beneficiários do SAS serão atendidos normalmente, mesmo que não apresentem o Cartão Vida Paraná.
Para maiores informações, o servidor deve ligar para a Central de Atendimento 4007-2727 ou 0800 000 27 27, ou ainda clicar aqui para ver as orientações no Manual Cartão Benefícios VIDA Paraná.
Nota emitida pelo Fórum das Entidades Sindicais – FES