Carta étnica de Guarapuava pauta a inclusão do povo negro na sociedade APP-Sindicato

Carta étnica de Guarapuava pauta a inclusão do povo negro na sociedade

Documento é resultado do XV Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná (FPEDER), realizado na região central do estado

Município de Guarapuava recebeu o XV Encontro do FPEDER - Foto: Divulgação

Os avanços e desafios nas relações étnicos-raciais para a educação no Estado do Paraná, 130 anos depois da abolição da escravidão, foi o tema central do XV Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná (FPEDER). Sediado no município de Guarapuava, região central do estado, o evento contou com uma forte presença de representantes da APP-Sindicato, que se somaram aos(às) mais de 400 delegados(as) que participaram das atividades entre os dias 9 e 11 de agosto.

Na avaliação do secretário de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato e integrante da coordenação colegiada do FPEDER, Luiz Carlos dos Santos, o encontro foi muito positivo. “Tivemos uma palestra de abertura sobre o tema deste ano, mesas redondas com relatos de experiências e sobre o debate de cotas, oficinas temáticas, além das trocas de experiências feita pelos(as) participantes no decorrer do evento”, comentou.

Durante a programação, os(as) participantes(as) aprovaram moções e também a carta étnica de Guarapuava, documento com demandas e reivindicações para pautar os(as) governantes e a sociedade com relação a inclusão do povo negro e a aplicação das leis. Os organizadores também já definiram a sede dos próximos encontros. A 16ª edição vai acontecer em Ponta Grossa e a 17ª em Cascavel.