Em apenas seis dias, mais de 640 mil pessoas já assinaram a “Carta aos(às) Brasileiros(as) em Defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento, lançado em 26 de julho por iniciativa da Faculdade de Direito da USP e outras entidades, pode ser assinado por qualquer pessoa no site Estado de Direito, Sempre!
Já assinaram, por exemplo, a presidenta da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, e a atriz Fernanda Montenegro.
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, também já assinou o documento, juntamente com lideranças políticas e empresariais. “Não há nada mais importante do que defender a democracia e as eleições livres”, afirma, diante dos ataques golpistas de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia.
Nobre ressalta que só num país democrático os(as) trabalhadores(as) podem avançar. “A democracia é um valor fundamental e, somente na democracia, o povo e a classe trabalhadora conseguem preservar e avançar nos direitos, nos acordos coletivos, nas luta por empregos”, diz.
A Carta aos Brasileiros será lida no dia 11 de agosto em ato público na Faculdade de Direito da USP. Antes disso, no dia 2 de agosto, às 10h, as centrais sindicais participarão do ato organizado pela Coalização em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne mais de 200 entidades, em defesa de eleições livres e contra a violência política. O ato será no Senado (Anexo 2).
:: Leia mais:
:: CNTE: declarações golpistas de Bolsonaro exigem impeachment imediato
:: Das ruas às urnas, a educação vencerá | Carta da Direção Estadual da APP-Sindicato
:: Projeto de Bolsonaro acaba com fundo social e desvincula recursos do pré-sal da educação